Salomé Afonso foi 12.ª classificada na final dos 1500 metros dos Campeonatos Mundiais de Atletismo Tóquio 2025. A portuguesa correu em 4.00,92, a sua terceira melhor marca de sempre.
Tentando seguir na frente da corrida, Salomé Afonos tentou classificar-se nos primeiros lugares, mas no momento decisivo a portuguesa estava longe e terminou em 12º lugar com a sua terceira melhor marca de sempre. Ficou a cerca de um segundo do seu recorde pessoal e essa marca, se fosse repetida, apenas melhorava em um lugar a sua posição, tal o nível a que se correu nesta final.
No final da prova, Salomé estava conformada. «Tinha uma ideia tática completamente oposta. De certa maneira pensámos em começar à frente, sabia que o ritmo ia ser mais forte, mas o objetivo era estar o mais à frente possível para que a posição intermédia não fosse tão atrás. Mas não consegui, tenho de ser sincera».
A segunda melhor portuguesa de sempre na distância, afirmou não ter tido «aquela reação inicial como deveria ter tido para me colocar dessa forma, não deixam de ser 14 nesta corrida, até aos 1000 metros toda a gente vai junta, senti dificuldades em colocar-me. Do ponto de vista físico não tive sensações extraordinárias, se posso dizer, senti-me sempre um pouco pesada, um pouco apática, tentei contrariar um bocadinho e nunca deixar relaxar um bocado. Nunca me senti fluida».
O percalço e o tempo de espera da decisão não pesaram na corrida de hoje. «Gosto de pensar que não. Gosto de pensar que o dia de hoje não deu para muito mais , se calhar também não geri da melhor maneira a corrida. Agora há que analisar esta prova e trabalhar mais”, concluiu a atleta.
O quinto dia de competição volta a ter mais portugueses.
Logo no início da jornada, às 19h05, disputa-se a qualificação do triplo-salto, com Pedro Pichardo (17,47 metros como melhor esta época) no grupo A, enquanto Tiago Luís Pereira (16,50 m) estará no grupo B. Apuram-se para a final os atletas que saltarem 17,10 metros ou os primeiros 12.
Cinco minutos depois (19h10) começará a qualificação do dardo masculino, com Leandro Ramos (81.94 metros). Apuram-se os atletas que passarem os 84,50 metros ou os primeiros 12.
A primeira ronda dos 200 metros começa às 19h30, mas Lorene Bazolo (22,61 segundos), integrada na quinta série, só corre às 19h58. Apuram-se para as meias-finais as três primeiras de cada série e as seis mais rápidas seguintes.
Às 21h19, Fatoumata Diallo (54,52 segundos) corre na terceira meia-final dos 400 metros barreiras. Apuram-se para a final as duas primeiras classificadas de cada e as duas mais rápidas seguintes.
Finalmente, às 22h20, corre-se a final dos 1500 metros, com Isaac Nader (3.29,37).
Como dissemos ontem, os portugueses podem acompanhar estes Campeonatos através da RTP 2 e RTP Play, com a transmissão em direto, com os resultados a serem publicados na página da World Athletics.
Quanto aos portugueses, iremos publicando no site da FPA e nas redes sociais.
Fotos FPA / Sportmedia