A atleta Margarida Silva conquistou a medalha de ouro na prova de 5000 metros dos Jogos Surdolímpicos, terminando com o excelente tempo de 17m26s23 e confirma o notável momento de forma que atravessa. A alegria era evidente no final da corrida, tendo a meio-fundista referido que a prova “foi feita para si” e que a ponta final “tinha de ser” sua.
Até ao momento, Margarida Silva soma já três medalhas: uma de prata nos 1500 metros e duas de ouro, nas distâncias de 800 e 5000 metros, assumindo-se como uma das grandes protagonistas da participação portuguesa em Tóquio. No total, Portugal arrecadou cinco medalhas, duas de ouro — através de Margarida Silva, no atletismo, e de Joana Santos, no judo — às quais se juntam outros pódios que reforçam o excelente desempenho nacional.

Os Jogos Paralímpicos, que decorrem em Tóquio, no Japão, aproximam-se agora do seu final, com o encerramento previsto para a madrugada desta terça-feira. Nesta mesma competição, o atleta Francisco Laranjeira alcançou um excelente 4.º lugar na prova de 5000 metros, com o tempo de 14m50s34, que representa a sua melhor marca pessoal; no final, mostrou-se muito satisfeito, sublinhando que este resultado “soube a medalha” e deixando uma palavra de agradecimento por todo o apoio recebido da comitiva portuguesa e pelo ambiente impressionante de um estádio cheio a apoiar os atletas.