Feito inédito para Margarida Silva ao conquistar a primeira medalha feminina de sempre, alcançando a prata nos 1500m dos Jogos Surdolímpicos com o registo de 4’40”60, que se estão a realizar em Tóquio, no Japão.
É a primeira medalha feminina em Jogos Surdolímpicos sob a égide da FPA. Até hoje, Portugal só tinha conquistado 2 medalhas no atletismo através do atleta Hugo Lousada, que foi medalha de prata nos 1500 e 5000 metros, em 1993, em Sófia.

A atleta, bastante feliz pelo 2.º lugar no pódio, comentou: “Foi uma experiência nova e bastante enriquecedora. Durante os últimos tempos, realizámos um trabalho a pensar neste campeonato e, portanto, com o meu treinador preparámos tudo no sentido de estarmos na melhor condição física para estes Jogos.” E concluiu: “O estágio que fizemos aqui foi muito importante para a adaptação, para que hoje pudesse dar o meu melhor. Das 2 provas que ainda faltam disputar, espero dar o meu melhor para, se possível, conseguir mais uma medalha.