Mariana Machado entra na história com o pentacampeonato nacional de Corta-Mato

FPA Geral Notícias

23 Nov, 2025
mariana_campea

Caiu o pano na edição 102 dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, que este fim-de-semana se disputaram no Parque Urbano de Parchal/Lagoa. Mariana Machado, 25 anos, foi a grande protagonista em termos femininos, sagrando-se pentacampeã nacional. A atleta do SC Braga não deu qualquer hipótese à concorrência, numa prova que encarou como sendo de preparação para o Campeonato da Europa, que se disputa dia 14 de dezembro neste mesmo percurso.

A prova de Elite Feminina (7,47 km) coroou, então, Mariana Machado (SC Braga) como campeã nacional absoluta, impondo-se com autoridade em 25:33. A bracarense liderou um pódio onde também o segundo lugar foi para uma atleta do SC Braga, Laura Taborda com 26:18. Ana Mafalda Ferreira (Sporting CP) fechou em terceira com 26:37. Mariana Machado entra deste modo numa galeria restrita dedicada a grandes campeãs: o seu pentacampeonato nesta modalidade permite-lhe igualar Fernanda Ribeiro com o mesmo número de títulos. À frente delas ‘apenas’ Dulce Félix (sete vezes campeã) e Rosa Mota (oito títulos nacionais de Corta-Mato Longo). Foi, pois, uma manhã histórica para a guerreira bracarense.

Coletivamente, o SC Braga reafirmou o seu domínio nesta disciplina no feminino, somando os melhores desempenhos e conquistando o título nacional por equipas, à frente do Sporting e Sport Clube Beira-Mar (Aveiro), respetivamente medalhas de prata e de bronze.

  • O que disse a campeã nacional Corta-Mato 2025: Mariana Machado

“Estou muito feliz, é sempre bom conquistar mais um título de campeão nacional tanto a nível individual como coletivamente para o SC Braga, sem dúvida que estou muito orgulhosa. Pentacampeã? Acima de tudo um imenso orgulho, é um gosto enorme continuar a praticar esta disciplina que me tem proporcionado tanta experiência e momentos bons e creio que demonstra a minha resiliência e espírito de sacrifício porque ser consistente ao longo dos anos é o mais difícil na nossa modalidade. Mas mesmo com as dificuldades que temos de enfrentar na nossa vida, tenho conseguido ser consistente e estou grata porque continua aqui a lutar pelo que mais gosto de fazer. A preparação para este campeonato na verdade já estava a ser direcionada para o Europeu, o nacional entrou aqui no caminho, foi apenas um teste para o grande objetivo e agora vamos à fase final, com mais três semana de preparação.”

Ana Marinho de ouro em Sub-23


No escalão sub-23, cujas atletas integraram a mesma prova do escalão de elite, destaque para Ana Marinho do Clube Desportivo S. Salvador do Campo, que concluiu a prova em 27:15.40; Rita Figueiredo (SC Braga) foi prata com 27:35.80 e Beatriz Rios (Sporting Clube Beira-Mar) conquistou o bronze em 27:49.00.

Leoas em destaque na formação

Nos escalões mais jovens, em Sub-20 Femininos (4,45 km) a vencedora foi a sportinguista Carolina Correia em 16:10.50; 2.ª Cátia Khvas (ADNO) em 16:14.20; a terceira classificada foi Solange Nunes (GDE) em 16:22.10. O Sporting foi igualmente o vencedor coletivamente.

  • O que disse a campeã nacional sub-20 Corta-Mato Longo: Carolina Correia

“Vim dos EUA, onde estou a estudar, e ainda estou um bocado com o fuso horário trocado, mas estava a sentir-me bem e na última volta decidi acelerar e a seguir foi manter o ritmo. O primeiro objetivo era preparar-me bem para o europeu que aí vem, mas sendo campeã nacional e queria muito ser campeã nacional, foi cereja no topo do bolo. Tenho feito a preparação para o Europeu toda nos EUA, tem corrido bem, os métodos são um bocadinho diferentes, mas a época tem corrido bem e espero ser convocada para o Europeu. Gostei do percurso, gosto das subidas e descidas, mas não é um percurso fácil e foi bom fazer esta prova para o ficar a conhecer melhor e agora quero dar o máximo no Europeu.”

Já no escalão Sub-18, também em femininos (4,45 km), a vencedora foi Mariana Moreira (UDV) em 16:02.30, à frente de Maria Jesus (SCP) em 16:12.50 e de Lara Roque (AABV) com16:38.30, que segurou o bronze. O Sporting segurou o título coletivo, à frente da União Desportiva Várzea e do Grupo Desportivo do Estreito.

  • O que disse a campeã nacional sub-18 Corta-Mato Longo: Mariana Moreira

“Foi uma boa corrida, tentei controlar no início, dei o meu melhor e fui aumentando o ritmo. Gostei do percurso, tem algumas subidas muito inclinadas e muitas curvas, é muito técnico. Dei o meu melhor e agora espero estar na seleção no Europeu nos sub-20, é um objetivo, treinei muito, lutei e agora espero conseguir a recompensa.”

Na prova Sub-16 femininos, Teresa Enock (Sporting CP) impôs-se com autoridade e conquistou o título ao completar os 2,96 km em 11:07.00. Luana Valente (AABV) garantiu a medalha de prata com 11:20.80, enquanto Luana Monteiro (ANE) fechou o pódio em 11:24.10, após uma disputa muito equilibrada pelas posições de honra. Coletivamente a Associação Desportiva Nucleoeiras sagrou-se campeã, à frente do Clube Desportivo Areias São João e do Sporting.

Partilhar