A Serra D’Aire, em Ourém, foi o palco, este sábado, 17 de janeiro, para mais uma edição dos Campeonatos Nacionais de Trail, com a distância de 38 km e 2028 metros de desnível positivo. Miguel Arsénio e Ana Paula Rodrigues são os campeões nacionais.
Miguel Arsénio sagrou-se campeão nacional de Trail na prova de 38 km, realizada este sábado, 17 de janeiro, em Ourém – localidade de Bairro, na Serra d’Aire – ao cortar a meta em 3:19:53, num percurso exigente com 2028 metros de desnível positivo. O atleta do Runners Do Demo confirmou o excelente momento de forma e liderou uma disputa muito equilibrada pelo topo da classificação masculina. Tiago Vieira, do Sporting, foi segundo classificado (3:23:36), enquanto Dário Moitoso, da OCS – Arrábida Trail Team, completou o pódio em 3:24:11.
“Foi um dia perfeito. Saí tranquilo, sem pressas, nem pressão. Deixei a corrida fazer-se a ela própria. Esta é uma corrida que eu conheço de ‘olhos fechados’, conheço os nomes todos dos trilhos, as pedras todas, e isso dá-me uma grande vantagem. Todos os segundos contam”, sublinhou Miguel Arsénio no final da prova.
No setor feminino, Ana Paula Rodrigues, do Saca Trilhos Anadia, conquistou o título nacional, ao vencer com o tempo de 4:05:53, impondo-se numa prova muito disputada. Joana Soares, da ACD Jardim da Serra, terminou na segunda posição (4:06:12), seguida de Inês Marques, da OCS – Arrábida Trail Team, que fechou o pódio com 4:11:41.
“Vim para a luta, e nem sou assim tão competitiva. Mas hoje pus um chip ‘bora tentar, forte e para dar espetáculo’. Acho que tudo ajudou à festa e deve ter sido giro para quem esteve a assistir. Correu bem”, rejubilou Ana Paula Rodrigues no momento da celebração.
Com a presença de mais de 300 atletas, os Campeonatos Nacionais de Trail decorreram integrados na 10.ª edição do Trail Serra D’Aire numa organização conjunta liderada pela FPA em colaboração com a Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), a Associação de Atletismo de Santarém, a equipa Serra D’Aire Trail Team, a secção de Trail Run do Grupo Cultural Desportivo Recreativo Bairrense, a ACROM (Associação Cultural Recreativa do Outeiro das Matas) e a Câmara Municipal de Ourém.

