Braga recebe a Final do Campeonato Nacional de Clubes em Pista Curta – 3.ª Divisão

FPA Geral Notícias

11 Fev, 2026
FPA-competicoes_CAMP NAC Clubes III Div - Braga.jpg

O atletismo nacional prepara-se para um fim-de-semana de intensa competição, com a realização da Final do Campeonato Nacional de Clubes em Pista Curta – 3.ª Divisão. Este evento, que decorre no Fórum Braga, dias 14 e 15 de fevereiro, é crucial para os clubes que ambicionam ascender à 2.ª Divisão. A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, a Câmara Municipal de Braga e a Associação Atletismo de Braga, promete ser um palco de emoções fortes.

Braga, um centro nevrálgico do atletismo em Portugal, acolhe mais uma vez uma etapa importante da época desportiva. O regulamento da prova estabelece que apenas as duas primeiras equipas classificadas em cada género garantirão a promoção à 2.ª Divisão na época 2026/27. A pontuação é atribuída com base no número total de clubes participantes, sendo que os atletas devem alcançar marcas mínimas de pontuação para que os seus resultados contribuam para a classificação coletiva.

A edição de 2025

A edição anterior, também realizada em Braga, viu, assim, a consagração de quatro equipas que garantiram a subida de divisão. No setor feminino, o Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde sagrou-se campeão, com 65 pontos, seguido de perto pelo Clube Desportivo Areias São João, que, com 64 pontos, também assegurou a promoção.

No setor masculino, o Clube Atletismo Olímpico Vianense dominou a competição, alcançando então 81,5 pontos, e o Clube de Futebol Os Belenenses garantiu o segundo lugar e a consequente subida, com 76 pontos. A saída destas quatro equipas de topo abriu, assim, espaço para novos protagonistas 2025/26.

Os candidatos

Com os campeões de 2025 promovidos, a 3.ª Divisão apresenta um novo leque de favoritos, com os clubes que ficaram nas posições seguintes no ano passado a serem os principais candidatos a preencher as vagas de subida.

No setor feminino, o Centro de Atletismo de Mazarefes é um dos grandes destaques, tendo ficado em terceiro lugar no ano passado com 64 pontos, o mesmo número do segundo classificado, mas perdendo no critério de desempate. O Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, que alcançou 59 pontos e o quarto lugar, é outro candidato natural à subida.

Entre os masculinos, a Juventude Ilha Verde, ficou em terceiro lugar na competição com 68 pontos e é um forte candidato à vitória em 2026. O Centro de Atletismo de Mazarefes, com 57 pontos, e o Clube Desportivo Areias São João, com 55,5 pontos, são equipas consistentes que procuram a promoção após terem ficado em quarto e quinto lugares, respetivamente, em 2025.

A lista de inscritos para Braga’2026 confirma a presença de muitos outros clubes, sendo 23 para os masculinos e 18 para os femininos, e um total de 554 atletas.

Programa horário

O programa de provas está distribuído pelos dois dias do fim-de-semana, com um total de 26 disciplinas (13 por género).

O primeiro dia, sábado, 14 de fevereiro, tem, então, início às 10 horas, com o Salto em Comprimento, nos femininos, e com a última prova do dia a começar às 13:50 – os 400 metros masculinos. O segundo dia, domingo, 15 de fevereiro, arranca às 08:30 horas com os 3000 metros, nos femininos, e culmina com as estafetas masculinas de 4×400 metros, que têm início apontado para o meio-dia, e que tradicionalmente decidem a classificação final.

Partilhar