Chuva de estrelas nos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Curta em Braga – 1.ª e 2.ª Divisão

FPA Geral Notícias

12 Fev, 2026
FPA-competicoes_CAMP NAC Clubes I-II Div_Braga.jpg

O Fórum Braga acolhe este fim-de-semana a 33.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Curta, a principal competição coletiva do atletismo indoor português, com Benfica e Sporting a partirem como principais candidatos aos títulos, num campeonato que promete equilíbrio, estrelas nacionais em ação e luta intensa tanto na 1.ª como na 2.ª divisão.

Esta competição é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município da capital minhota e realiza-se em simultâneo com os Campeonatos Nacionais de Clubes da 3.ª Divisão (ver aqui).

Como foi em 2025

SL Benfica, em masculinos, e Sporting CP, em femininos, vão defender os títulos conquistados há um ano e apresentaram inscrições de nomes fortes para as diversas provas. Na edição de 2025, as leoas somaram 87 pontos, mais cinco que o Benfica (84). Já na vertente masculina, os encarnados chegaram aos 92 pontos, deixando o Sporting a quatro pontos. A equipa madeirense do Jardim da Serra também subiu ao pódio, conquistando o bronze tanto em masculinos como em femininos.  

O que esperar?

A competição promete ser equilibrada e com muitos protagonistas oriundos de diversos clubes. O duelo entre Benfica e Sporting será dos mais intensos na luta pelo título tanto em femininos como em masculinos, com ambos os emblemas a inscreverem alguns dos seus nomes mais fortes em todas as áreas, desde a velocidade aos saltos passando pelo meio-fundo e fundo.

Além de Benfica e Sporting, concorrem ainda na 1.ª Divisão masculina os seguintes emblemas: Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (AJS), Juventude Vidigalense (JV), Atlético Clube da Póvoa de Varzim (ACPV), Sporting Clube de Braga (SCB), Clube de Atletismo de Marinha Grande (CAMG) e Grupo Desportivo do Estreito (GDE).

Em femininos, além de águias e leoas apresentam-se em competição a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (AJS), Grupo Desportivo do Estreito (GDE), Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA), Atlético Clube da Póvoa de Varzim (ACPV), Sporting Clube de Braga (SCB) e Fundação Salesianos (AFS).

Face às marcas já registadas nas diferentes disciplinas, prevêem-se finais novamente bastante disputadas entre águias e leões na luta pelo título.

Numa competição cuja primeira edição foi realizada em 1994, em Aveiro, Benfica e Sporting têm-se apresentado como os grandes candidatos ano após ano na luta pelo primeiro lugar. Se em femininos a hegemonia tem pertencido ao Sporting (29 triunfos em 32 edições), em masculinos os leões conquistaram por 19 vezes o título de campeão, contra 13 do Benfica.

Luta pela subida na 2.ª Divisão

No que diz respeito à segunda divisão, que este ano disputa a sua 20.ª edição, de sublinhar a luta pelas duas primeiras posições, que, naturalmente, darão acesso à primeira divisão em 2027. Na época passada, em femininos, o SC Braga, apresentou-se e impôs-se como grande favorito, impulsionado pelas marcas de Mariana Machado ou Laura Taborda, atletas que este ano vão medir forças na 1.ª divisão. Além das minhotas, também as lisboetas da Fundação Salesianos passaram a ser primodivisionárias. Em masculinos, o CA Marinha Grande e o Grupo Desportivo do Estreito foram, respetivamente, campeões e vice-campeões em 2025.

A equipa leiriense do Juventude Vidigalense, que há um ano não evitou a despromoção ao segundo escalão, apresenta-se entre as favoritas a lutar pela subida no escalão feminino em luta com as aveirenses do Grecas. Além destes, estão também a lutar pelos primeiros lugares as equipas do Grupo Recreativo Eirense (GRE-AA), Maia Atlético Clube (MAC), Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP), Clube de Futebol de Oliveira do Douro (CFOD). O Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde (JIV) e o Clube Desportivo Areias São João (CASJ) foram os vencedores da 3.ª divisão em 2025, conquistando, por isso, o direito a disputar este ano a 2.ª divisão.

Já em masculinos, o Maia Atlético Clube (MAC) e a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP) vão tentar regressar à 1.ª divisão, de onde foram despromovidos no ano passado, numa competição que contará também com os emblemas promovidos da 3.ª divisão, Os Belenenses (CFB) e Olímpico Vianense (CAOV). Entram também em prova o Grecas, Centro de Atletismo de Seia (CAS), Centro Popular de Trabalhadores do Sobral de Ceira (CPTSC) e Clube de Campismo de São João da Madeira (CCSJM).

Além da luta pela subida, prevê-se igualmente intenso despique para fugir à despromoção à 3.ª divisão.

Apesar do tempo adverso, espera-se uma grande adesão do público. As provas poderão, também, ser acompanhadas via streaming, na página de Youtube da FPA. Resultados e outras informações na página oficial da FPA.

Partilhar