Isaac Nader e Salomé Afonso brilham no Meeting de Liévin

FPA Geral Notícias

20 Fev, 2026
capa_lievin

Salomé Afonso e Isaac Nader alcançaram novas marcas históricas para o atletismo português no Meeting de Liévin, em França, estabelecendo um novo recorde europeu e um novo recorde nacional, respetivamente.

O atletismo português viveu uma noite memorável esta quinta-feira, com Salomé Afonso e Isaac Nader a brilharem no Meeting de Liévin, uma das mais prestigiadas provas de pista coberta do circuito mundial. Salomé Afonso estabeleceu um novo recorde da Europa nos 2.000 metros, enquanto Isaac Nader superou o seu próprio recorde nacional nos 1.500 metros, garantindo ainda a sua presença nos próximos Campeonatos Mundiais do próximo mês.

Os feitos dos dois atletas do Benfica foram os pontos altos de uma competição que contou com forte presença portuguesa. Além dos dois recordistas, também em Liévin estiveram José Carlos Pinto e Patrícia Silva, com o atleta a alcançar uma nova marca pessoal nos 1.500 metros.

Salomé quebrou recorde europeu que tinha 28 anos

Salomé Afonso fez história ao correr os 2.000 metros em 5:30,31 minutos, demolindo um recorde europeu que pertencia à romena Gabriela Szabo desde 1998 (5:30,53). A atleta portuguesa foi segunda na prova, atrás da australiana Jessica Hull, que venceu com 5:26.68, a segunda melhor marca mundial de sempre. Com este resultado, Salomé Afonso passa a ser a terceira atleta mais rápida de todos os tempos na distância.

A corrida foi lançada a um ritmo forte pela também portuguesa Patrícia Silva, que contribuiu decisivamente para o sucesso da prova e da sua compatriota.

Nader voou nos 1.500 metros

Na mesma noite, Isaac Nader confirmou o seu excelente momento de forma ao vencer a prova principal dos 1.500 metros com o tempo de 3:32,44. O atleta do Benfica não só garantiu a vitória, como também estabeleceu um novo recorde nacional em pista coberta, superando a sua própria marca de 3:32,59 minutos, alcançada no mesmo local no ano anterior.

Este tempo coloca Nader como o segundo melhor atleta mundial do ano na distância e assegura-lhe a qualificação direta para os Campeonatos do Mundo de Torun, na Polónia. Na final B da mesma distância, José Carlos Pinto também esteve em destaque, terminando na quarta posição com um novo recorde pessoal de 3:36,13 minutos.

Partilhar