O Sporting confirmou o seu estatuto e terminou o primeiro dia no topo nos femininos (41 pontos) e masculinos (49 pontos). Benfica e AJS completam o ‘pódio virtual’ em ambas as categorias.
Depois da primeira jornada da 1.ª Divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Curta, a luta pelo título nacional promete ser ‘quentinha’. As provas derradeiras vão disputar-se este domingo, dia 15, no Forum Braga.
Nas equipas femininas, o Sporting lidera com 41 pontos, mais três que a Associação Jardim da Serra e à frente do Benfica que leva 29 pontos. Já nos masculinos, o Sporting agregou 49 pontos ao longo das seis provas e segue à frente do Benfica (46 pontos) e Associação Jardim da Serra (30 pontos).
Sporting e Ass. Jardim da Serra no topo dos femininos
O fim de tarde no Forum Braga nas provas femininas começou com o recorde nacional sub-23 nos 60 metros, com Beatriz Castelhano a vencer a disciplina para o Sporting. Ainda no clube verde-e-branco, houve outras três vitórias: Auriol Dongmo (lançamento do peso – 19,15 metros); Sofia Lavreshina (400 metros – 54,13 segundos) e Marta Lisboeta (salto em altura – 1,68 metros).
O Benfica venceu no salto em comprimento, com Agate Sousa em destaque ao fazer 6,69 metros, e também somou o máximo de pontos nos 1500 metros, com Salomé Afonso a fazer 4:36,10 minutos.
Vitória Oliveira, da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, venceu a prova dos 3000 metros marcha e contribuiu para o segundo lugar provisório do clube madeirense.
Diferença de três pontos entre os rivais de Lisboa nos masculinos
No primeiro dia de provas da 1.ª Divisão, nos masculinos, o Sporting foi quem saiu a sorrir, ainda que o Benfica esteja a seguir de muito perto. Os leões levam 49 pontos e as águias 46.
Os verdes-e-brancos, que lideram a classificação provisória, venceram quatro das seis disciplinas e os encarnados as restantes duas.
Do lado leonino, as disciplinas onde somaram o máximo de pontos foram os 60 metros (Emmanuel Eseme – 6,62 segundos), 5000 metros marcha (João Vieira – 20:23,36 minutos), salto em comprimento, com direito a Recorde de Portugal (Gerson Baldé – 8,32 metros) e 400 metros (Omar Elkhatib – 46,86 segundos).
As águias, levaram a melhor nos 1500 metros, com Isaac Nader a protagonizar uma prova com marca 4:04,97 minutos, e no salto com vara, obtido através dos 5,40 metros de Pedro Buaró.
