Subidas decididas até à última na 3.ª Divisão dos nacionais de clubes em pista curta

FPA Geral Notícias

15 Fev, 2026
capa_3div foto

A presente edição dos Campeonatos Nacionais de Clubes em pista curta – 3.ª Divisão consagrou o Vitória SC e o Olímpico Vianense, nos femininos, e o Juventude Ilha Verde e Areias de São João, nos masculinos, com a subida para a 2.ª Divisão.

Após duas jornadas e 13 disciplinas, a 3.ª Divisão terminou com Juventude Ilha Verde e Areias de São João, nos masculinos, e Vitória SC e Olímpico Vianense, nos femininos, em destaque. A luta pela promoção foi até à última disciplina.

Vitória SC e Olímpico Vianense na 2.ª Divisão em 2026/27, nos femininos

Depois de terem somado 79 e 84 pontos e no primeiro dia de provas e terem ficado, provisoriamente, em quarto e terceiro lugares, a segunda jornada elevou – e de que maneira – os feitos das atletas do Vitória SC (173 pontos) e Olímpico Vianense (170 pontos) para subirem um patamar competitivo na próxima temporada.

As provas começaram cedo, quando ainda o sol pouco aparecia na capital do Minho, mas isso não impediu Beatriz Fernandes, do Vitória SC, protagonizar a primeira prova do dia com uma prestação notável nos 3000 metros, feita em 10:00,45 minutos, que resultou em 17 pontos para os vimaranenses.

O Vitória somou mais vitórias nos 800 metros e 60 metros barreiras, através de Alazne Etxebarria (2:25,03 minutos) e Matilde Fernandes (9,18 segundos), respetivamente.

No triplo salto, a vitória foi para a AA Bela Vista, depois de Nicolle Moura voar até à marca dos 11,45 metros. No salto com vara, o Olímpico Vianense foi quem saiu vencedor, com Alexandra Lence a ultrapassar a fasquia dos 3,42 metros.

Na derradeira prova, dos 4×400 metros, que decidiu os dois promovidos ao segundo escalão, quem saiu a sorrir foi o Vitória SC, com o tempo 4:09,06 minutos (Isabel Serras, Joana Moura, Beatriz Fernandes e Alazne Etxebarria).

Juventude Ilha Verde e Areias de São João promovidos, nos masculinos

Dos líderes da classificação provisória do final do primeiro dia, apenas a Juventude Ilha Verde confirmou o seu estatuto. Por outro lado, o Clube Areias de São João substituiu o Papa Léguas de Famalicão no segundo lugar e estará na segunda divisão na próxima temporada.

A manhã arrancou com vitórias de seis clubes diferentes nas sete disciplinas. No salto em altura, Kleber Neto, atleta Sub-18 do AA Bela Vista, passou na fasquia 1,93 metros. Nos 3000 metros, Ismael Carvalho, do Salgueiros, cumpriu 9:06,69 minutos. Já no lançamento do peso, quem levou a melhor foi o ACR São Domingos, com Bruno Martins a bater a marca 13,41 metros.

No triplo salto, Afonso Cordeiro, da Juventude Ilha Verde fez a melhor marca ao alcançar os 13,79 metros. Já nos 60 metros barreiras, o Papa Léguas de Famalicão, a cargo de José Ribeiro, foi quem terminou em primeiro, depois de cumprir a prova em 8,76 segundos.

O Areias de São João foi o único que repetiu a proeza de vencer mais do que uma disciplina. Começando pelos 800 metros, Igor Varela levou o máximo de pontos para a classificação depois de fazer 55,95 segundos. A derradeira prova, os 4×400 metros, decidiu quem ia fazer companhia ao Juventude Ilha Verde nos lugares de promoção e o Clube Areias de São João não vacilou (Trystan Wees, Gonçalo Dinis, Guilherme Varela e Miguel Parejo – 3:28,25 minutos) e venceu, carimbando a subida.

Classificação final

Fonte: FPA Competições

Partilhar