O Fórum Braga foi palco de um fim-de-semana memorável para o atletismo jovem português, com os Campeonatos Nacionais de Sub-18 em Pista Curta a superarem todas as expectativas. Entre os dias 7 e 8 de fevereiro, a competição foi marcada, então, por uma impressionante sucessão de recordes e marcas pessoais melhoradas, demonstrando o talento e o futuro promissor dos atletas nacionais.
Os Campeonatos Nacionais de Sub-18 em Pista Curta, realizados no Fórum Braga, destacaram-se pelo elevado nível competitivo e pela superação constante de marcas. A atmosfera e o empenho dos jovens atletas resultaram em momentos de glória, com a revalidação de títulos e o estabelecimento de novos recordes dos campeonatos e nacionais. A competição serviu, assim, como um barómetro do potencial que estes atletas representam para o futuro do desporto em Portugal.
Força e velocidade em destaque nos masculinos
Os atletas masculinos brilharam com performances notáveis, estabelecendo novos padrões de excelência em diversas disciplinas. João Matos, do GD Pedreiras, foi figura-central no Triplo Salto, igualando o Recorde dos Campeonatos e o Recorde Nacional com 14,91 metros. Adicionalmente, o jovem demonstrou a sua versatilidade ao estabelecer um novo Recorde dos Campeonatos no Salto com Vara, com a marca de 4,51 metros.
A estafeta 4x200m masculinos do Clube Desportivo Areias de S. João, composta por Alexandre João, Gonçalo Dinis, Guilherme Sousa e Tiago Almeida, também fez história, registando 1:33,11, um tempo que representa um novo Recorde dos Campeonatos e Recorde Nacional. Esta foi a primeira vez que o clube venceu esta prova nos campeonatos, e logo com direito a recorde nacional.
Francisco Fernandes, do Papa Léguas de Famalicão, destacou-se nos 60 metros, fixando, assim, um novo Recorde dos Campeonatos com 6,87 segundos. No Salto em Altura, Samuel Amaro elevou a fasquia para 1,97 metros, garantindo também um novo Recorde dos Campeonatos.

Potência feminina na pista
As atletas femininas não ficaram atrás, com uma série de recordes que sublinham a sua crescente força no atletismo nacional. Leonor Freitas, do CPA, ‘voou’ nos 60m Barreiras, fixando um novo Recorde dos Campeonatos e Recorde Nacional com 8,33 segundos.
Madalena Silva, do GCA Donas, conquistou o Salto em Altura com 1,67 metros, estabelecendo um novo Recorde dos Campeonatos. Helena Rodrigues, da Juv. Ilha Verde, revalidou, assim, o seu título nos 3000m Marcha, com um impressionante tempo de 13:48,49, que se tornou um novo Recorde dos Campeonatos.
No Salto em Comprimento, Sara Ferreira, do Vitória SC, alcançou 5,96 metros, marcando, então, um novo Recorde dos Campeonatos. Adarlene Binta destacou-se no Lançamento do Peso, com 15,72 metros, também um novo Recorde dos Campeonatos. Anamar Jorge, por fim, no Triplo Salto, estabeleceu um novo Recorde dos Campeonatos com 12,38 metros.

Um futuro brilhante para o atletismo português
Os Campeonatos Nacionais de Sub-18 em Pista Curta no Fórum Braga foram, pois, um testemunho do vibrante talento que existe no atletismo jovem português. Dessa forma, a quantidade e a qualidade dos recordes estabelecidos são um forte indicador do trabalho árduo e da dedicação de atletas, treinadores e clubes.