História

FPA História

22 Out, 2019
2019_fpa_sports

O atletismo em Portugal tem mais de 120 anos! São vários os testemunhos de competições pedestres em Portugal ainda no século XIX. Para além dos festivais “athléticos” em outros relatos, no semanário “Tiro Civil”, há uma pista sobre os primeiros campeonatos de estrada, dando-se conta do falecimento do segundo campeão português. Sendo a notícia publicada em 1897, outros testemunhos em periódicos como o “Tempo”, é possível apurar que o primeiro campeonato de Portugal de estrada, na distância de 15 km, foi realizado em 1895, com triunfo de Artur Santos e no ano seguinte, ainda com organização do Walking Race Club, triunfou então o malogrado Alfredo Sanches Silva.

Em 1897, Augusto Freitas venceu o terceiro campeonato, desta vez realizado em 1897.

Em 1900, no velódromo de Lisboa (Palhavã) realizou-se um conjunto de provas, desde as corridas aos saltos, que foram um embrião das festas de “sport” que vários clubes começaram a organizar.

A 5 de novembro de 1921 nasceu a Federação Portuguesa Atletismo, designação que só ganhou mais tarde, já que na sua génese foi denominada de Federação Portuguesa de Sports Atléticos.

A partir daí encheram-se páginas douradas na história da modalidade que continua a ser a única que tem quatro campeões olímpicos: Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora.

Partilhar