Estafeta nacional feminina de 4×100 metros a 19 centésimos do recorde de Portugal

Notícias

25 Abr, 2021
Estafeta_festival_Lisboa

Integrado no programa do Meeting da Liberdade, uma organização da Associação de Atletismo de Lisboa, realizou-se hoje, 25 de abril, o Festival de Estafetas, no Estádio 1.º de Maio, em Lisboa. A competição faz parte do plano de preparação e de seleção para a participação portuguesa nos Campeonatos da Europa de Nações – Superliga (29 e 30 de maio, Silésia, Polónia) e contou com as estafetas feminina e masculina de 4×100 metros, esta última já selecionada para representar o nosso país a 1 e 2 de maio nos World Athletics Relays, que se realizam igualmente em Silésia.

A estafeta feminina composta por Olímpia Barbosa, Rosalina Santos, Catarina Lourenço e Patrícia Rodrigues completou a distância de 4×100 metros em 44,89 segundos, a sexta melhor marca de sempre, a 19 centésimos do recorde de Portugal (44,70 segundos), que foi fixado em 2009 pelas atletas Eva Vital, Naide Gomes, Carla Tavares e Sónia Tavares. Já a estafeta masculina composta por André Prazeres, Delvis Santos, Diogo Antunes e Frederico Curvelo registou o tempo de 40,33 segundos.

A equipa masculina, que parte já esta semana para os World Athletics Relays, leva na bagagem o 24.º lugar no ranking mundial e a esperança de trazer a subida ao grupo dos 16 primeiros do mundo que irão disputar a distância nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas esta é sobretudo uma viagem que “prepara a participação na competição coletiva mais importante para a nossa seleção de 4×100 metros – os Campeonatos da Europa de Nações – Superliga”, como lembrou, no final, João Abrantes, técnico nacional de barreiras, velocidade e estafetas, numa entrevista que antecipou as próximas competições das nossas equipas de estafetas e que estará disponível amanhã no site da Federação Portuguesa de Atletismo.

Os resultados completos podem ser consultados no site: LiveRun – 2021.

Partilhar