Os portugueses Carina Paim e Sandro Baessa competiram hoje, 31 de agosto, nas finais dos 400 metros T20, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Sandro Baessa bateu o recorde nacional, que já lhe pertencia, correndo a distância em 48,79s e terminando na sétima posição. Carina Paim conquistou o quarto lugar, com a marca de 58,83s, melhorando em relação à qualificação, na qual terminou com o tempo de 59,43s.
“Consegui cumprir o meu objetivo que era chegar à final. E consegui também uma melhor marca pessoal e bater o recorde nacional, pelo que estou muito satisfeito e grato pelo apoio de todos”, disse, no final, Sandro Baessa, já com a mente no próximo desafio. “Tenho agora uma nova batalha, nos 1500 metros [3 de setembro], e lá estarei para lutar até ao fim”, concluiu o atleta treinado por Rui Pinto.
Por seu turno, Carina Paim disse não estar “totalmente satisfeita com o resultado”, no entanto, reconheceu a evolução relativamente aos Jogos do Rio de Janeiro, nos quais foi 12.ª classificada. “Estou pronta para a próxima”, garantiu.
O Atletismo português volta a competir no dia 3 de setembro, com Cristiano Pereira e Sandro Baessa a disputarem a final dos 1500 metros T20, às 2h11m (hora portuguesa); Ana Filipe e Cláudia Santos, no salto em comprimento T20, às 11h00; e Hélder Mestre e João Correia, nos 100 metros T51, às 12h52m.