O campeão olímpico do triplo-salto, Pedro Pichardo, venceu hoje em Eugene, Oregon (Estados Unidos da América), um dos meetings da Liga Diamante.
Foi um triunfo categórico do português, que representa o Sport Lisboa e Benfica, com a marca de 17,63 metros (vento: +0,2 m/s), vencendo o salto da ronda final a três.
O recordista de Portugal repetiu a mesma tática utilizada em Gateshead, o anterior meeting que também venceu: fez um primeiro salto válido, de 17,24 metros (v: + 1,0 m/s) e foi prescindindo dos restantes à medida que os adversários saltavam. Estes, onde se encontravam o medalhado de bronze Hughes Fabrice Zango e o vice-campeão olímpico de 2016, Will Claye.
Para a ronda final apuraram-se precisamente o atleta do Burkina Faso (17,12 m) e o norte-americano Donald Scott (17,03 m). Na ronda final, Scott saltou 16,96 m, Zango passou-o com 17,08 metros e Pedro Pichardo deixou-os “a falar sozinhos” com um magistral salto de 17,63 metros!
Pichardo soma agora 16 pontos no caminho para a final de Zurique, liderando uma classificação em que o segundo é outro português, Tiago Pereira. Recorde-se que Pedro Pichardo já venceu a Liga Diamante na época de 2018.
O próximo meeting com prova de triplo-salto é o de Paris (28 de agosto).