A manhã desta segunda jornada dos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, que estão a decorrer em Belgrado, correu de feição para os portugueses, com os dois representantes lusos a conseguirem lugar na próxima fase.
Carlos Nascimento competiu na quarta eliminatória dos 60 metros, conseguindo igualar o seu recorde pessoal, de 6,62s, marca que lhe permitiu garantir a segunda vaga para a meia-final, que se realiza logo à tarde, às 17h40. Depois de uma falsa partida, com todo o impacto que estas situações têm, principalmente em palcos internacionais, o português do Sporting Clube de Portugal, treinado por José Silva, conseguiu manter o foco e igualar o seu recorde pessoal, depois de um período de perseguição por esta marca, que teimava em não sair. Hoje foi o dia e Carlos Nascimento discute daqui a pouco um lugar na final, que encerrará a jornada às 20h20.
“De facto fui surpreendido pela positiva, é uma prova muito cedo, logo pela manhã. No ano passado nesta mesma altura nos Campeonatos da Europa estava a fazer muito pior e isso significa que a forma realmente está cá, está presente, os treinos estão a fazer efeito, estou numa boa forma. Agora é uma questão de timings, também de ter sorte, de chegar aqui e de fazer o melhor possível, mas acima de tudo fico muito feliz por igualar o recorde pessoal, que é uma coisa extremamente difícil. Espero sair daqui com um novo recorde pessoal”, disse Carlos Nascimento depois da sua prestação.
Também Isaac Nader mostrou estar à altura dos maiores palcos mundiais. O atleta do Sport Lisboa e Benfica treinado pelo ainda recordista dos 1500 metros, Rui Silva, foi terceiro na sua série de apuramento, a mais rápida das quatro, com a marca de 3m37,60s, próxima do seu recorde pessoal (3m36,50s), conseguindo o melhor tempo da repescagem.
“O objetivo era passar à final diretamente. Não consegui, mas fiz o melhor tempo da repescagem. Estava um pouco nervoso até acabar a última série, mas o resultado foi bom, porque o objetivo era passar à final”, disse Isaac Nader. Sobre a próxima etapa, o português referiu: “Amanhã é uma final e nas finais tudo é possível. Será difícil conquistar uma medalha, mas vou lutar pelo melhor lugar que conseguir.”
Isaac Nader vai, assim, dar tudo na final agendada para amanhã, 20 de março, às 17h35.
Antes disso, esta tarde, além de Carlos Nascimento, na meia-final dos 60 metros, às 17h40, às 18h25, é a vez de Francisco Belo lutar pelas medalhas no lançamento do peso. Esta jornada pode ser acompanhada na transmissão em direto na RTP2.
Fotos: FPA/ Erick van Leeuwen