Seleção Nacional partiu hoje para Belgrado

Notícias

15 Mar, 2022
DSC_0682

Com a segunda maior seleção nacional de sempre nesta competição, composta por 12 elementos, a comitiva lusa partiu hoje para os Campeonatos do Mundo de Atletismo em Pista Coberta, que se realizam de 18 a 20 de março, em Belgrado, Sérvia. Na bagagem leva a preparação, que espera traduzir em medalhas. “Esta seleção, com exceção da de 2001, que se realizou em Portugal e, por isso, tinha mais atletas, é a que tem mais elementos de sempre nesta competição. Isto quer dizer que temos um conjunto de atletas com grande qualidade, mas também de treinadores”, destacou o team leader desta comitiva e vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Tavares.

Foi precisamente “a qualidade dos atletas” selecionados, que, por sua vez, o presidente da FPA, Jorge Vieira, destacou na hora da partida. “Temos expetativas de muito bons resultados, com atletas candidatos a medalhas, mas também com atletas mais jovens, entre os quais de referir Isaac Nader, que é um atleta de futuro, treinado pelo nosso grande campeão Rui Silva. É sempre um motivo de orgulho esta passagem de testemunho dos atletas consagrados para os mais jovens”.

Com a consciência – pelos resultados obtidos nas últimas competições internacionais, entre os quais as medalhas de ouro e de prata conquistadas, respetivamente, por Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, no triplo-salto; mas também de Auriol Dongmo, que chega a estes campeonatos como líder do ranking mundial no lançamento do peso –, de que as expetativas em relação à prestação lusa estão elevadas, o presidente da FPA recorda “queremos sempre mais e fazer melhor”, mas é preciso não esquecer que há uma série de fatores que têm influência num resultado de alto nível. “Os atletas têm de ter talento e estar bem preparados, mas é preciso estarem bem preparados naquele dia específico e tudo tem de correr pelo melhor”, lembrou.

O responsável técnico desta comitiva, Paulo Reis, corroborou o que foi dito pelos elementos da direção ali presentes e acrescentou: “Temos uma equipa numerosa e forte, que nos últimos Campeonatos da Europa em Pista Coberta teve uma prestação brilhante. Claro que agora é um mundial, pelo que o nível de exigência é maior, mas também já mostramos o nosso nível nos últimos Jogos Olímpicos.”

Sobre os objetivos, o também técnico nacional de lançamentos, afirmou que estes são “ganhar medalhas, conquistar lugares de finalistas e semifinalistas e também a superação pessoal”. “Termos 12 atletas a cumprir os requisitos para estar nesta competição é muito positivo. Atualmente ter atletas a participar em europeus e mundiais de seniores é muito difícil, e o processo envolve marcas e qualificação por ranking. Estes são, por isso, atletas com um nível muito elevado”, concluiu Paulo Reis.

As primeiras a entrar em ação são Lorene Bazolo e Rosalina Santos, às 9h15 (hora local), nos 60 metros.

Mais informações sobre os horários das competições aqui: Belgrade22 Timetable | WIC 22 | World Athletics.

A Federação Portuguesa de Atletismo irá acompanhar e divulgar os resultados dos portugueses no seu site e redes sociais.

Partilhar