Europeus Sub-23: Filipe Silva em 9.º lugar no triplo salto

Notícias

15 Jul, 2023
Foto sportmedia.es - Todos los derechos reservados

Na jornada da tarde competiram Gabriel Maia, na eliminatória dos 200 metros, e Filipe Silva, na final do triplo-salto, com o primeiro a terminar na sexta posição, ficando por isso fora da semifinal, e o segundo a terminar no 9.º lugar, naquela que foi a estreia dos dois atletas nestes Campeonatos da Europa Sub-23.

Gabriel Maia terminou a sua estreia nos Campeonatos da Europa Sub-23, com a sexta posição na eliminatória dos 200 metros, com a marca de 21,33s. No final, o atleta garante que, apesar das duas falsas partidas, “estava muito focado”. E, sobre a sua prestação e primeira experiência internacional, disse: “Vim com dois objetivos, o de bater o recorde pessoal e o de desfrutar da experiência. Não foi possível o primeiro, para isso, teria de melhorar, principalmente nos primeiros 50 metros. Estar num Europeu é uma experiência completamente diferente das competições nacionais. Saímos daqui com outro ver do atletismo.”

Gabriel Maia por Sergio Mateo/Sportmedia para a FPA

Por seu turno, Filipe Silva, também estreante nesta competição, terminou na 9.ª posição da final do triplo-salto, ficando a dois centímetros do seu recorde pessoal, numa prova marcada por altos e baixos. O atleta português radicado em França abriu o concurso com um salto de 15,42 metros, posicionando-se em 7.º lugar, e depois de um ensaio a 14,99 metros, conseguiu o seu melhor salto nesta competição, de 15,55 metros. No entanto, acabou por terminar em 9.º, com os atletas da Letónia e da Bulgária a subirem na tabela.

No final, o atleta analisou a sua prestação da seguinte forma: “É a primeira vez que estou numa competição a este nível e isso é muito positivo. Aqui é tudo diferente. Infelizmente não consegui fazer os últimos três saltos, mas é mesmo assim, dei o meu melhor e esta experiência foi positiva, geri bem a competição e estou muito contente. Sei que preciso de melhorar a corrida de balanço, como indicou o meu [Paulo Murta] durante a prova.”

Amanhã, último dia de competição, a prestação portuguesa começa às 8h50 (hora de Portugal), com Jacinto Gaspar a disputar os 10 000 metros. À tarde é a vez de Pedro Buaró, no salto com vara, Eduardo Pestana e Etson Barros nos 3 000 metros obstáculos, e Camila Gomes, nos 1500 metros, disputarem as suas finais, respetivamente às 15h10, 15h15 e 16h25.

Todos os dias acompanhamos aqui as prestações dos portugueses, mas deixamos já algumas ligações úteis:

Página oficial dos Campeonatos (resultados em direto):

https://www.european-athletics.com/news/how-to-follow-the-espoo-2023-european-athletics-u23-championships

Informação sobre horários e estatísticas:

https://www.european-athletics.com/competitions/european-athletics-u23-championships/team-media-information

Página da All Athletics TV para o streaming da competição:

https://allathletics.tv/championships

Partilhar