O atleta do Sport Lisboa e Benfica, Samuel Barata, correu ontem os 10 km do Festival de Corrida de Brasov, na Roménia, em 27m45s, batendo o recorde nacional da distância, que pertencia a Fernando Mamede desde 1985, quando em Londres cumpriu a distância em 28m11s.
Mas este não foi o único feito do atleta do Benfica, que terminou a prova na 7.ª posição, sendo o primeiro não queniano a cortar a meta. Samuel Barata passou aos 5 km de prova em 13m33s, fazendo cair igualmente a melhor marca nacional nesta distância, que pertencia a Paulo Guerra desde 1996.
A marca obtida por Samuel Barata aos 10 km é a 3.ª melhor europeia do ano e a 8.ª melhor europeia de sempre. Com a próxima competição agendada para 1 de outubro, nos mundiais de estrada, Samuel Barata disse, no final, que o grande objetivo continua a ser a qualificação olímpica e dedicou, mais uma vez, esta conquista ao seu ex-treinador, Prof. Pedro Rocha, falecido em 2021, aos 54 anos. “O professor foi e continua a ser muito importante na minha vida e todas as homenagens que lhe possa fazer ficarão sempre aquém daquilo que ele fez por mim não só enquanto atleta, mas também enquanto homem. O professor não
foi só relevante para mim, mas para todo o atletismo nacional e para o meio fundo em particular. A motivação de obter resultados que sei que o deixariam orgulhoso é uma energia extra na minha vida”, sublinhou o atleta em declarações ao jornal A Bola.