Os Campeonatos Nacionais Sub-20 em pista curta disputam-se este fim de semana (24 e 25 de fevereiro), em Braga, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Braga. No final da primeira jornada lideram a tabela classificativa o Sporting Clube de Portugal, em femininos, e o Sport Lisboa e Benfica, em masculinos.
Individualmente, destaque para Rodrigo Alcobia, do Benfica, que, no salto com vara, ultrapassou os 5,01 metros, batendo o recorde dos campeonatos. O atleta, treinado por Pedro Pinto, que é atualmente o 9.º da Europa e 12.º do mundo, já tem marca de qualificação para os campeonatos do mundo sub-20, que se realizam de 20 a 25 de agosto, em Lima, no Perú, alcançada a 5 de fevereiro deste ano, no Meeting Prof. Mário Moniz Pereira, no qual estabeleceu o novo recorde nacional sub-20, de 5,20 metros.
Quem também bateu o recorde dos campeonatos foi David Landim, do Benfica, nos 60 metros, que correu em 6,82s, a sua segunda melhor marca de sempre na distância. Do lado feminino, Beatriz Castelhano bateu o recorde pessoal duas vezes, primeiro na eliminatória com 7s56′ e, depois, na final, com 7s53’, subindo a quarta sub-20 melhor de sempre na disciplina.
No salto em comprimento, a favorita Tatiana Pereira, do Benfica, recordista nacional sub-20 da disciplina, não desiludiu, vencendo com a marca de 5,90 metros, chegando ao seu primeiro título da disciplina neste escalão, defendendo amanhã o título de triplo-salto conquistado no ano passado. Do lado masculino venceu Marcus Lara, do Sporting, com a marca de 7,16 metros, recorde pessoal.
A ainda sub-18, Mariana Moreira, da União Desportiva da Várzea, venceu a prova de 1500 metros femininos em 4m31s76’, ficando a 2 segundos do recorde nacional do seu escalão na disciplina. Do lado masculino, venceu João Azevedo, do Benfica, com o tempo de 3m56s49’.
Nos 400 metros, do lado feminino, vitória para Clara Martinha, do Sporting, com o tempo de 56s53’. Do lado masculino venceu Rui Serras, do Sporting, com o tempo de 49s73’, recorde pessoal em pista curta.
Gabriela Gorenco, do Benfica, venceu o salto em altura, com a marca de 1,63 metros.
No salto com vara feminino, venceu Filipa Dinis, da Juventude Vidigalense, com a marca de 3,45 metros.
Eduardo Camarate, da Juventude Vidigalense, venceu os 5000 metros marcha, com o tempo de 22m45s04’. Nos 3000 metros marcha sagrou-se campeã Gabriela Santos, da Senhora do Desterro, com o tempo de 14m45s10’.
Os resultados completos podem ser consultados em https://www.fpacompeticoes.pt/3263/competicao.
Amanhã, a jornada inicia às 9h00 com os 60 metros barreiras do pentatlo e terá transmissão em direto nas redes sociais da FPA.
Fotos: FPA/Marcelino Almeida