A Seleção Nacional que irá representar Portugal nos Campeonatos do Mundo WPA, que se realizam em Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio, está preparada para entrar em competição e para lutar por medalhas.
O coordenador do Atletismo Adaptado da Federação Portuguesa de Atletismo e responsável técnico desta comitiva, José Silva, garante que o grupo está animado e em adaptação ao novo fuso horário.
Num grupo heterogéneo de atletas, que têm como team leader o vice-presidente da FPA, Fernando Tavares, destacam-se os medalhados nos últimos Mundiais de Paris 2023, Carolina Duarte (prata nos 400 metros T13), Miguel Monteiro (bronze no lançamento do peso F40), Sandro Baessa (bronze nos 1500 metros T20) e Carina Paim (bronze nos 400 metros T20).
O responsável técnico e coordenador do Atletismo Adaptado da FPA identifica nesta comitiva “um misto de experiência, entre o atleta mais medalhado em provas da World Para Athletics ainda na seleção – Lenine Cunha (9 medalhas) e o estreante Igor Raevschi, que participa pela primeira vez numa competição da WPA”. E sobre a participação portuguesa nesta competição antecipa: “Tendo consciência da dificuldade, o objeto é igualar em número as quatro medalhas conquistadas nos últimos mundiais de 2023. Neste momento, temos 7 atletas com marca para participar nos Jogos Paralímpicos de Paris, no próximo mês de setembro. É também nosso objeto aumentar esse número.”
O programa destes campeonatos pode ser consultado na página oficial da competição, em Kobe 2024 Para Athletics World Championships (paralympic.org). Já a participação portuguesa poderá ser acompanhada no site e redes sociais da FPA.