Cláudia Santos foi a primeira portuguesa a competir em Kobe, no Japão, nos World Para Athletics, que decorrem até 25 de maio. A atleta classificou-se na 9.ª posição no salto em comprimento T20.
Com a marca de 4,99 metros ao terceiro ensaio e único válido, Cláudia Santos não conseguiu garantir lugar na final. “Não era o que tínhamos planeado, estava confinante na passagem pelo menos para a final, mas não consegui atingir esse objetivo. Vamos continuar a trabalhar para alcançar a marca de participação nos Jogos Paralímpicos em Paris. Temos ainda um mês e meio para alcançar esse objetivo”, disse a atleta no final da competição.
De fora, mas por questões de saúde, ficou Ana Filipe, que contraiu uma forte gripe em vésperas da competição e ficou impossibilitada de participar.
Venceu a prova a brasileira Zileide da Silva, com a marca de 5,80 metros (v: 2.0 m/s).
O atletismo nacional volta a competir a 19 de maio a partir das 9h00, 1h00 em Portugal, com destaque para as prestações de Carina Paim (bronze na edição passada nos 400 metros T20), às 9h46, 1h46 em Portugal; e de Miguel Monteiro (bronze na última edição no lançamento do peso F40), às 10h07, 2h07 em Portugal.
Os resultados completos podem ser consultados em Kobe 2024 Para Athletics World Championships | Schedule & Results (paralympic.org).
A competição pode ser acompanhada em livestreaming em https://allplaysportstv.com/World-Para-Athletics-2024/.
Foto: DR/Arquivo Jogos Paralímpicos Tóquio 2020