Nacionais de Clubes (1.ª Divisão): Sporting à frente na classificação

Notícias

8 Fev, 2025
WhatsApp Image 2025-02-08 at 18.56.15

Foto destaque: FPA/Marcelino Almeida

O Sporting Clube de Portugal terminou a vencer em femininos, com 53 pontos, e em masculinos, com 38 pontos, a primeira jornada dos Campeonatos Nacionais de Clubes – 1.ª Divisão, competição que decorre hoje e amanhã na Expocentro, em Pombal, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio do Município de Pombal.

Na segunda posição está o Benfica em femininos (49 pontos) e masculinos (37 pontos). E a Associação Jardim da Serra, em femininos, divide provisoriamente o terceiro lugar, com 30,5 pontos, com o Grupo Desportivo do Estreito; e, em masculinos, com 30 pontos, ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa.

Individualmente, destaque para Carina Vanessa, do Sporting, que venceu os 400 metros em 52s98’, recorde pessoal, à frente de Fatoumata Dialó, do Benfica, que se classificou na segunda posição, com 53s47’. Do lado masculino, a disputa nos 400 metros foi entre Omar Elkhatib, do Sporting, e Ericsson Tavares, do Benfica, com o primeiro a levar a melhor num sprint final, terminando com a marca de 46s98′.

Auriol Dongmo está de volta aos Nacionais de Clubes. Depois de, no final de janeiro, ter regressado à competição, após lesão, a vencer, no Meeting Moniz Pereira e depois, no início deste mês, no Rochlitzer Kugelstoßmeeting, na Alemanha; a atleta olímpica, campeã mundial e europeia e recordista de Portugal de lançamento do peso, carimbou a terceira vitória consecutiva após o retorno, hoje, com a marca de 18,35 metros.

Foto: FPA/Marcelino Almeida

Destaque ainda para Gerson Baldé, do Benfica, que venceu o salto em comprimento com a marca de 7,94 metros. Do lado feminino, Evelise Veiga, do Sporting, venceu com a marca de 6,32 metros, num concurso no qual Tatiana Pereira, do Benfica, alcançou os 6,24 metros, terminando na segunda posição.

Foto: FPA/Marcelino Almeida

A alemã Tatjana Pinto, do Benfica, surpreendeu a olímpica e recordista nacional, Lorene Bazolo, do Sporting, e venceu os 60 metros, com o tempo de 7s29’. Do lado masculino, Gabriel Maia, do Jardim da Serra, foi mais forte do que David Landim, do Benfica, vencendo em 6s78’, numa prova onde o terceiro e quarto lugares foram discutidos ao milésimo entre Paulo Pereira, do Maia, e Delvis Santos, do Sporting, com o atleta do Maia a levar a melhor, com 6s86’ (856), sobre o do Sporting, com 6s86’ (856).

Foto: FPA/Marcelino Almeida

Nos 1500 metros, os atletas do Benfica, Salomé Afonso, do lado feminino, e Isaac Nader, do lado masculino, confirmaram o favoritismo, vencendo, respetivamente em 4m21s60’ e 4m03s89’.

Na marcha, João Vieira, do Sporting, venceu destacado, terminando a prova já em festejo, com o tempo de 20m24s78’. Do lado feminino, Vitória Oliveira, do Benfica, venceu os 3000 metros, com a marca de 12m22s31’.

Foto: FPA/Marcelino Almeida

Olen Tray Oates, do Sporting, venceu no salto com vara, com a marca de 5,50 metros, numa prova na qual se registou a ausência de Pedro Buaró, do Benfica, por lesão. Rodrigo Alcobia foi o representante do Benfica, tendo terminado na segunda posição, com a marca de 5 metros.

Foto: FPA/Marcelino Almeida

No salto em altura, Anabela Neto, do Sporting, confirmou o favoritismo e venceu com a marca de 1,73 metros.

Os resultados completos desta primeira jornada podem ser consultados em https://www.fpacompeticoes.pt/4358/competicao.

Amanhã, a jornada inicia às 10h00, com a 3.ª Divisão. A 2.ª Divisão compete às 12h00 e a 1.ª Divisão às 15h00, com transmissão em direto nas redes sociais da FPA.

Partilhar