Com a presença de Domingos Castro, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e em parceria com a Câmara Municipal de Marvão e com a Associação de Atletismo de Portalegre, realizaram-se este fim-de-semana, em Marvão, os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Curto, com um programa de dois dias.
Os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Curto reuniram mais de 800 atletas, no sábado, dia 15 de março, destacando-se como um dos principais eventos desportivos da região. Estes campeonatos refletiram a política da FPA de descentralizar e promover o atletismo em diferentes localidades do país.
Antes disso, na manhã de 14 de março, o Agrupamento de Escolas de Marvão foi o palco da iniciativa internacional Kids’ Athletics, criada pela World Athetics e coordenada a nível nacional pela FPA. Cumprindo o desígnio deste programa de apresentar o atletismo nas suas três grandes áreas (correr, saltar e lançar) de forma lúdica, participaram na atividade mais de 120 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, que puderam ainda conhecer os atletas olímpicos Francis Obikwelu, Rui Silva e o Presidente da FPA, Domingos Castro. A atividade superou os objetivos propostos, despertando, inclusive, o interesse da RTP 1, que esteve no local a preparar uma peça exibida nesse mesmo dia no programa informativo Portugal em Direto; já que proporcionou às crianças uma experiência única de contacto com a modalidade e com figuras icónicas do desporto nacional, que participaram ativamente e foram muito acarinhadas pelos participantes, alguns dos quais com necessidades especiais. De sublinhar ainda a presença da Autoridade Antidopagem de Portugal, que promoveu atividades adequadas à faixa etária dos participantes, numa primeira abordagem ao desporto justo, que esta entidade, em parceria com a FPA, pretende continuar a fomentar em eventos futuros.

Paralelamente, a Direção da FPA, e particularmente o seu Presidente, acompanharam a excelente prestação da seleção nacional na Taça da Europa de Lançamentos, que decorreu no Chipre, e na qual Portugal conquistou duas medalhas, uma de ouro, no lançamento do peso, por Jéssica Inchude, e a outra, de prata, no lançamento do disco, por Liliana Cá.
O fim-de-semana competitivo terminou com a segunda jornada do Trofeu Ibérico de Provas Combinadas, que se realizou em Pombal, e que proporcionou grandes momentos competitivos e de fair-play. Portugal venceu, pela primeira vez a competição coletiva no Heptatlo Sub-18 masculino, com destaque também para a vitória de Mariana Bento no Pentatlo feminino e para a prestação de Natacha Candé no Pentatlo Sub-20, que bateu o recorde nacional Sub-20 e Sub-23.

À margem dos eventos, o Presidente da FPA reuniu-se ainda com empresários e entidades locais para discutir estratégias de desenvolvimento da modalidade para a região.
Esta semana, Domingos Castro continua o seu périplo pelo país, no dia de ontem, na região norte, incluindo uma reunião com a Câmara Municipal de Barcelos e a presença na apresentação pública da Meia-Maratona do Cávado.
Acompanhe a atividade da FPA também nas nossas redes sociais!