João Vieira e Vitória Oliveira novamente campeões nacionais de marcha em estrada 20 Km

Notícias

8 Mar, 2025
AbsolutosMasculinos

Lagoa acolheu hoje os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada Absolutos, Sub-20 e Sub-18, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com a Associação de Atletismo do Algarve e o Município de Lagoa. João Vieira, do Sporting, carimbou o seu 33.º título nesta competição, depois da ausência na época passada, e Vitória Oliveira, do Benfica, revalidou o título feminino.

João Vieira, do Sporting, recuperou o título que no ano passado foi conquistado por Tiago Ramos, também do Sporting, carimbando o seu 33.º nesta competição. Vieira cortou a meta dos 20 km em 1h25m28s, marca de qualificação os Campeonatos da Europa de Nações em Marcha, competição que se realiza, a 18 de maio, em Poděbrady, República Checa, para a qual o atleta se qualificou também, de acordo com os critérios de seleção, pela conquista deste título. Tiago Ramos conquistou este ano o vice-campeonato absoluto, sendo o melhor sub-23, com o tempo de 1h29m02s, embora sem marca de acesso aos Campeonatos de Nações de Marcha, que pode ser obtida até dia 6 de abril de 2025. O pódio masculino ficou completo com a chegada de Tiago Sucena, do CAMG, com o tempo de 1h36m22, vice-campeão sub-23, à frente de Diogo Santos, do Clube Pedro Pessoa, que subiu ao terceiro lugar do pódio de esperanças.

Coletivamente, venceu a Associação Senhora do Desterro, com a Escola de Atletismo Moita Tejo, na segunda posição em masculinos e femininos.

Vitória Oliveira revalidou o título nacional feminino de marcha em estrada 20 km, com o tempo de 1h33m48s, o que a qualifica para Poděbrady, numa competição dominada pelas atletas do Benfica, que conquistaram os três lugares do pódio e o campeonato coletivo, com Inês Mendes renovar o vice-campeonato, com o tempo de 1h42m15s, tendo sido também, tal como na época passada, a melhor sub-23; e Bruna Marques a garantir o terceiro lugar em 1h43m10s. A segunda melhor sub-23 foi Maria Lavos, da EAMT.

Eduardo Camarate revalida título sub-20

Na competição sub-20, de 10 km, Eduardo Camarate, da Juventude Vidigalense, revalidou o título de campeão, com o tempo de 43m08s, cumprindo igualmente dois dos critérios – a marca e o título – de qualificação para os Campeonatos da Europa de Nações em Marcha. David Ferreira, do SCUT, e Alex Valente, do Grecas, completaram o pódio, respetivamente, nos segundo e terceiro lugares, com os tempos de 49m44s e de 49m56s.

Do lado feminino sagrou-se campeã Isa Ferreira, da Juventude Vidigalense, terceira classificada na época passada e campeã sub-18 em 2022, com o tempo de 50m14s, cumprindo também os critérios de marca e título nacional, para a qualificação para Poděbrady. Isabel Luís, do Clube de Atletismo Pedro Pessoa, conquistou o vice-campeonato, com a marca de 52m18s.

Helena Rodrigues e Celestino Pacheco conquistaram o título sub-18

O campeonato sub-18, de 5 km, que iniciou o programa competitivo em Lagoa, foi ganho por Helena Rodrigues, da Juventude Ilha Verde, com o tempo de 25m47s, 12 segundos à frente da segunda classificada, Ana Sofia Santos, do Clube de Atletismo Pedro Pessoa. Matilde Angélico, do CAMG, completou o pódio, em 26m20s.

Do lado masculino, foi Celestino Pacheco, da Juventude Ilha Verde, o primeiro a cortar a meta, sagrando-se campeão nacional sub-28 em 25m32s. Na segunda posição classificou-se Pedro Carmona, do Povense, com o tempo de 30m17s.

Os resultados completos podem ser consultados em https://www.fpacompeticoes.pt/4473/competicao

Fotos dos pódios (FPA) aqui.

Partilhar