Domingos Castro, Presidente da FPA, Francis Obikwelu, vice-campeão olímpico, e Rui Silva, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, estiveram hoje no Agrupamento de Escolas de Marvão, no âmbito da atividade Kids’ Athletics, evento promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Associação de Atletismo de Portalegre e com a Câmara Municipal de Marvão. Esta iniciativa, que contou com a participação de mais de 100 crianças entre os 3 e os 12 anos, insere-se no programa oficial dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato Curto, que decorrem amanhã em Marvão.
“Sabem quem é o homem mais rápido de Portugal?”, perguntou Nuno Preciado, diretor técnico regional da Associação de Atletismo de Portalegre, antes de dividir as crianças em grupos, para que todas pudessem experimentar as bases do Atletismo: “Correr, saltar e lançar.” Francis Obikwelu era a resposta que Precisado procurava e que levou ao segundo desafio, desta vez, colocado por Rui Silva, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, nos 1500 metros, precisamente na mesma edição em que Francis Obikwelu conquistou a prata nos 100 metros: “Quem sabe em quanto tempo o Francis correu os 100 metros?” Depois de tentarem adivinhar, dizendo vários tempos, Rui Silva deu uma ajuda, dizendo que a resposta estava no postal que tinha sido distribuído e autografado pelos embaixadores. As crianças procuraram e o mais rápido disse: “9s86’!”
Resposta certa e olhos arregalados perante a rapidez de Obikwelu que, juntamente com o Presidente da FPA e com Rui Silva, não tiveram mãos a medir para tanta solicitação de autógrafos e fotografias. Os postais informativos não bastaram como recordação e surgiu a ideia entre as crianças de começarem a pedir autógrafos nas t-shirts alusivas ao evento, que tinham vestidas. Entre fotos, selfies e abraços, as atividades decorreram com grande alegria, motivação e espontaneidade. Certamente o Atletismo ganhou hoje mais de uma centena de fãs entusiasmados para continuarem a praticar a modalidade e rendidos à simpatia das nossas estrelas, que também correram, saltaram, lançaram e ainda deram um pezinho de dança, aprendendo com as crianças a coreografia da música “Sou uma taça”, do Panda e Os Caricas.
Também a Autoridade Antidopagem de Portugal esteve presente, abordando os valores do desporto justo, com atividades adequadas à idade dos participantes. Uma primeira iniciativa conjunta, que, pelo sucesso alcançado, será replicada noutras atividades Kids’ Athletics pelo país.
No final, o Presidente da FPA, Domingos Castro, mostrou-se satisfeito com a recetividade das crianças e da comunidade escolar: “Esta é uma iniciativa muito feliz, que dá a oportunidade a estas crianças – e aos pais e professores – de conhecer os seus ídolos. Muitos pais e professores comentaram connosco que era muito bom poderem ter este contacto, visto que cresceram a ver-nos correr. Proporcionar este tipo de iniciativas e estar presentes nestas atividades é uma missão para nós, não só para divulgar a modalidade e os seus campeões, mas também para apresentar o Atletismo como uma forma de incutir a estas crianças, que são o nosso futuro, a prática desportiva e a criação de hábitos de vida saudável.”
Já Rui Silva lembrou que este é um projeto que a Federação Portuguesa de Atletismo tem desenvolvido por todo o país, do qual destacou o seu contributo para a aquisição de hábitos de vida saudável, mas também para a captação de novos talentos para a modalidade. “Daqui a 5, 10, 15 anos serão estas crianças os novos campeões e os símbolos da modalidade. Espero que os nossos percursos os possam inspirar e mostrar que com trabalho, força de vontade e resiliência, é possível chegarem onde quiserem”, disse.
Também Francis Obikwelu se mostrou entusiasmado com o interesse das crianças na modalidade e garantiu: “Nada é impossível! Se quisermos mesmo, com trabalho e treino, vamos chegar lá. Há que mostrar isso às crianças e aos pais e incentivar sempre a prática desportiva e a atividade física como uma opção bem mais divertida do que ficar em casa preso às tecnologias.”
Veja o resumo, em vídeo, desta manhã animada.
Fotos: FPA/Luís Barreto