Bruxelas recebe este fim-de-semana, 12 e 13 de abril, a 1.ª edição dos Campeonatos da Europa de Estrada, e Portugal está representado por 24 atletas, que se dividem entre a prova de 10 km, meia-maratona e maratona. O objetivo é claro: obter a melhor classificação individual possível para um bom resultado coletivo.
Chegada ontem a Bruxelas, a comitiva nacional está totalmente focada em cumprir a missão de representar Portugal ao mais alto nível. Amanhã, 12 de abril, competem os atletas convocados para a meia-maratona, num percurso que não se adivinha fácil. O ambiente entre os elementos da equipa nacional não poderia ser melhor, com os atletas a apontarem para a superação pessoal, como forma de contribuírem para um bom resultado coletivo, e a mostrarem motivação extra pela configuração da prova, que, além das provas para a elite, inclui provas abertas, num total de 28 000 participantes e com muito público a aplaudir.
Com um recorde pessoal de 1h02m20s, André Pereira, capitão de equipa, revelou que está em boa forma e que pretende sair de Bruxelas com uma nova melhor marca pessoal na meia-maratona: “Representar Portugal é sempre uma honra. Treinei bem e quero bater o meu recorde pessoal, mesmo sabendo que este não é o melhor percurso para o fazer, mas vou dar o meu melhor e fazer tudo para que isso aconteça.”
Do lado feminino, Susana Godinho parte com a melhor marca pessoal de 1h10m47s, “orgulhosa pela oportunidade de representar Portugal” e com vontade de mostrar, com uma boa prestação, “todo o processo de treino, contribuindo para uma boa classificação coletiva”.
Competem também amanhã, Carla Martinho (1h13m52s), Mónia Lopes Silva (1h11m37s) e Rafaela Fonseca (1h13m25s), do lado feminino. A equipa masculina é composta, além de André Pereira, por Luís Oliveira (1h04m17s), Miguel Marques (1h03m28s) e Rafael Lopes (1h04m08s).
Título europeu de 10 km e Maratona disputa-se domingo
No domingo, 13 de abril, os primeiros a entrar em ação são os candidatos ao título europeu de 10 km, com os portugueses Mariana Machado (32m12s) e José Carlos Pinto a trazerem na bagagem a melhor marca nacional desta seleção na distância. José Carlos Pinto faz a sua estreia nos 10 km num grande palco internacional, numa prestação aguardada com expectativa, depois de ter concluído a São Silvestre de Lisboa, com a marca de 28m06s: “Representar Portugal é a melhor sensação que podemos ter enquanto atletas. Espero conseguir um bom tempo e uma boa classificação. Só assim sairei daqui feliz.”
Do lado masculino, competem também o ainda sub-23 Duarte Santos (30m14s), Hugo Rocha (30m46s), Pedro Amaro (29m20s) e Ruben Amaral (29m17s). Na equipa feminina, juntam-se a Mariana Machado, Ana Mafalda Ferreira (33m31), a ainda sub-23, Ana Marinho (34m12s), Laura Taborda (34m52s) e Mónica Magalhães Silva (34m36s).
Já no que à maratona diz respeito, Solange Jesus é a representante nacional, com a melhor marca pessoal de 2h27m30s.
Do lado masculino, Rui Pinto apresenta a melhor marca nacional desta comitiva na distância, com 2h11m23s. Fábio Oliveira (2h14m51s), João Almeida (2h13m31s) e José Sousa (2h14m49s) completam a equipa.
Os Campeonatos da Europa de Estrada terão transmissão em direto na RTP2, no sábado, a partir das 8h50; e, no domingo, a partir das 8h20.
Foto: FPA/António Magalhães