É já amanhã (19 de julho) que o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa recebe a quarta edição do Torneio Ibérico Sub-18 entre as seleções de Portugal e Espanha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Leiria.
Estes Encontros Ibéricos para o escalão Sub-18 começaram no século passado, escassas semanas após o 25 de abril de 1974. Em maio (11 e 12), as seleções ibéricas defrontaram-se no Estádio Nacional, com atletas que, à luz dos atuais regulamentos, seriam juniores de primeiro ano. No ano seguinte apenas os atletas masculinos se defrontaram, em Salamanca. Quase duas décadas depois, em 1993, Portugal participou num Triangular, co Espanha e Argélia, também em Salamanca.
Os Encontros Ibéricos apenas seriam reatados 24 anos depois, com Portugal a deslocar-se a Ávila, para aquela a que chamamos a primeira edição desta competição, com Espanha a mostrar aí a força dos seus jovens talentos.
A competição realizou-se depois em Abrantes (2018) e Madrid (2019), interrompendo-se a regularidade devido à pandemia de Covid-19.
Apenas agora, em 2023, foi possível retomar o encontro entre vizinhos, o que vai acontecer amanhã, em Leiria.
A partir das 16h15, os jovens talentos ibéricos defrontar-se-ão numa jornada desportiva que poderá deixar boas indicações para o futuro desportivo de muitos deles.
Mais informações no dossier que deixamos abaixo, com os resultados em direto a serem publicados na plataforma FPA Competições (https://www.fpacompeticoes.pt/2602/competicao)