Nacionais Sub-18 visitam Complexo Fernando Mamede

FPA Geral Notícias

5 Jul, 2024
Site_CN sub 18 - Beja

Amanhã (dia 6 de julho) e domingo (7 de julho), o Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, recebe a 75ª edição dos Campeonatos Nacionais Sub-18, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Beja e da Câmara Municipal de Beja.

Estes Campeonatos têm a participação de 553 atletas, em representação de 130 clubes, e marcam “a descentralização dos eventos, que sempre foi uma das metas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA)”, disse Jorge Vieira, presidente da FPA, no decorrer da apresentação pública da prova. “A pista do Complexo Desportivo Fernando Mamede foi recentemente renovada e o piso tem boas condições técnicas”, assegurou Jorge Vieira para justificar a escolha do local destes Campeonatos, reforçando que “o distrito está a evoluir no número de filiados”.

Por seu turno, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, afirmou ser “uma honra receber estes Campeonatos Nacionais de Atletismo, sendo esta, talvez, a mais importante e maior prova de atletismo realizada em Beja nos últimos anos”, destacando ainda o impacto socioeconómico que estes Campeonatos trazem à cidade, “com a visita de cerca de 1500 pessoas entre atletas, familiares e técnicos”.

Já a presidente da Associação de Atletismo de Beja, Rosário Figueira, agradeceu à Câmara Municipal de Beja o apoio desde a primeira hora para este evento e agradeceu à Federação a escolha da Cidade de Beja, referindo ainda dois grandes eventos acolhidos pela sua Associação, nomeadamente o Mega Sprint e os Campeonatos Nacionais da FADU.

Ao longo do historial desta competição, o Sport Lisboa e Benfica é o clube mais titulado, com 34 triunfos coletivos (20 masculinos e 14 femininos), seguido, a alguma distância, pelo Juventude Vidigalense, com 13 títulos (8 + 5) e pelo Sporting Clube de Portugal (7 + 5).

Sendo esta a competição final que permite a observação dos atletas que poderão representar Portugal nos Europeus da categoria, que se realizarão em Banska Bystrica (Eslováquia), de 18 a 21 de julho, são cerca de três dezenas os atletas a ter em conta nas diferentes disciplinas. Nalgumas disciplinas a competitividade será muito acentuada já que apenas poderão ser escolhidos dois atletas por prova.

Em masculinos, na velocidade e barreiras, podem destacar-se os atletas Pedro Afonso (VFC), João Mota (JV), Afonso Conceição (Lavra), Afonso Pereira (CPM), Margarida Oliveira (SCP), Miriam Pinho (SLB), Cristina Neves (CSM), Madalena Sampaio (AFS), Tatiana Almeida (SLB) e Iara Vacondeus (GDIB); no meio-fundo David Moura (CDFE), Martim Prates (GDPAV), Pedro Lemos (GDR), Dinis Silva (EAMT), João Silva (MAC), Afonso Gomes (SCB), Afonso Oliveira (SCP), Guilherme Filipe (ADNO), Leonardo Oliveira (ELCT), Teresa Delfino (SCP), Maria de Jesus (ACB-L), Mariana Moreira (UDV) e Cátia Khvas (ADNO); nos saltos e lançamentos, Eduardo Carrolo (SLB), Gabriel Cunha (SLB), Denis Hrabar (JV) e Natacha Candé (JIV); na marcha atlética, David Ferreira (SCUT), Celestino Pacheco (JIV-SM), Leandro Silva (SLB), Afonso Nóbrega (AJS), Isabel Luís (CPPEA) e Matilde Angélico (CAMG).

As provas terão o seu início às 15 horas de sábado e às 9 horas de domingo. O regulamento, programa-horário e histórico estão na página oficial da FPA, com os resultados a serem publicados na plataforma FPA Competições.

Está assegurada transmissão (streaming) da competição, no canal de Youtube da FPA.

Partilhar