Terminou hoje a concentração do setor de velocidade e estafetas com a participação de diversas equipas nacionais no “Meeting da Liberdade”, que a Associação de Atletismo de Lisboa organizou no Estádio 1º de Maio – INATEL.
Com uma tarde marcada pelo vento, as primeiras equipas a entrar em ação foram as femininas, com a equipa principal, constituída por Beatriz Andrade, Lorene Bazolo, Arialis Martinez e Íris Silva, a vencer em 44,88 segundos. Depois, mais três equipas nacionais: o quarteto sub-23 constituído por Rita Barbosa, Beatriz Castelhano (que, tal como as quatro componentes da equipa principal, está convocada para representar Portugal nos Mundiais de Estafetas), Lurdes Oliveira e Joana Dias, que correu em 45,28 s, a segunda melhor marca portuguesa de sempre no escalão, um terceiro quarteto, agora com atletas sub-18, composto por Laura Agostinho, Leonor Freitas, Margarida Oliveira e Katerina Quinn, que terminou em terceiro lugar, com 47,13 s, também com a segunda melhor marca portuguesa de sempre no escalão, e a equipa sub-20, que contava com Clara Cruz, Joana Pestana, Raquel Silva e Laura Moreira, que terminou em 47,67 s.
Em masculinos, a equipa sub-23 venceu com a marca de 40,58 segundos, sendo composta por David Landim, Gabriel Maia, Carlos Fernandes e Paulo Pereira. Em segundo lugar ficou a equipa sub-18, composta por Tiago dos Santos, David Pereira, Paulo Albieri e Lucca Reis, com a marca de 42,97 segundos. Uma formação sub-18, do Sporting, ficou em terceiro lugar, com 44,77 segundos.
Noutra série, uma formação sub-20 do Sporting terminou em 41,85 segundos.

Como já referimos, o vento fez-se notar no Estádio 1º de Maio e, soprando a 3,4 metros por segundo, levou Gabriel Maia a correr em 10,09 segundos nas eliminatórias. Na fina, com vento 3,0, o atleta correu em 10,23 segundos.
Os melhores resultados foram obtidos nos 300 metros masculinos, com o cubano do Benfica, Reynier Mena a cortar a meta em 32,97 segundos, à frente de Gerson Baldé (Benfica), com 33,60 s, e Rafael Jorge (Sporting), com 33,70, ambos com recordes pessoais. Em femininos triunfou Catarina Lourença (F. Salesianos) em 39,12 s.
Resultados completos na AA Lisboa.
Fotos Daniela Ferreira, para a FPA