Vitória Oliveira revalidou o título nos 10 km, Tiago Ramos obteve o seu primeiro título na distância, sendo os elementos mais destacados dos Campeonatos Nacionais de 10 km em Marcha Atlética, em estrada, que se realizaram num circuito urbano em Porto de Mós, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação de Atletismo de Leiria e do Município de Porto de Mós. A equipa da Associação Escola de Atletismo Moita Tejo venceu coletivamente.
A atleta do Benfica, vencedora no ano passado, não encontrou dificuldades em repetir esse triunfo, cortando a meta com a marca de 44m55s. A segunda classificada foi a sua colega de equipa Inês Mendes, ainda atleta sub-23, que também revalidou esse título conquistado no ano passado. Inês Mendes cortou a meta em 49m21s (marca de qualificação direta para os Europeus Sub-23, que se realizam em Bergen, na Noruega, de 17 a 20 de julho), à frente de Ana Monteiro, do Estreito, que terminou em 49m46s.
Fora do pódio ficou a jovem Isa Ferreira (atleta sub-20, mas segunda sub-23), do Juventude Vidigalense, que alcançou a marca de 50m05s, confirmando a qualificação para o Campeonato da Europa de Nações em Marcha Atlética, que se realizará em Podebrady (Chéquia) em 18 de maio, e é também marca de qualificação direta para os Europeus Sub-20, que se realizarão em Tampere (Finlândia), de 7 a 10 de agosto.
A quinta classificada foi Juliana Galvão, da Academia de Valdevez, com 50m38s, à frente da atleta sub-20 Isabel Luís (C. Pedro Pessoa), que terminou em 51m50s.
Na prova masculina, o pódio absoluto foi dominado pelos jovens. O vencedor foi o sportinguista Tiago Ramos a triunfar em 42m36s, confirmando a qualificação para os Europeus sub-23, algo que Tiago Sucena, do Marinha Grande, ficou perto desse objetivo, ao cortar a meta em 45m00s. O ainda sub-20, Eduardo Camarate, do Vidigalense, foi o terceiro classificado, com a marca de 45m21s, confirmando a qualificação quer para o Europeu de Nações, quer para o Europeu sub-20. Fora do pódio, João Afonso Olim (Água de Pena), terminou em 45m35s e o sub-20 David Ferreira, do Torreense, foi quinto, com a marca de 45m39s, marca de qualificação para o Campeonato da Europa de Nações.
Kristina Saltanovic (GD S. Domingos), com 55m34s, e Paulo Cunha, do Campismo SJM, com 51m53s, sagram-se campeões de veteranos.
Na Taça de Portugal de Marcha, o pódio da prova de 5 km femininos foi liderado por Helena Rodrigues (J. Ilha Verde), que cortou a meta em 25m04s, à frente de Ana Sofia Santos (C. Pedro Pessoa), com 25m11s, e de Isabel Laginhas (Senhora do Desterro), com 26m12s. Em masculinos, o melhor foi Celestino Pacheco (J. Ilha Verde), com a marca de 24m03s, à frente de Diogo Pinho (ACD César), com 24m51s.
Resultados oficiais na plataforma FPA Competições, separados os nacionais de 10 km (AQUI), da Taça de Portugal (AQUI).
(artigo em atualização)
Fotos FPA