Uma manhã sem finais nos Europeus Sub-20

FPA Geral Notícias

7 Ago, 2025
2025 European Athletics U23 Championships | 17-20 July 2025, Bergen (Norway), Fana Stadium | Photo: Sportmedia

Os portugueses já iniciaram a sua participação nos Campeonatos Europeus Sub-20, que se estão a realizar em Tampere (Finlândia).

No estádio Ratinan, esta não foi a estreia que Rui Serras queria em provas internacionais deste nível. Terminou em quinto lugar na quarta série dos 400 metros, em 48,20 segundos, sem conseguir chegar entre os três primeiros que davam qualificação para correr as meias-finais e ficou também sem marca suficiente para a repescagem (três melhores tempos).

«Não foi PB [recorde pessoal], na minha primeira prova internacional a nível europeu. Estou contente por estar aqui, foi uma marca ‘fixe’ comparando ao resto que andava aqui. Quero agradecer a quem estava na pista e a quem me acompanhou ao longo da época», afirmou no final da sua corrida.

Nos 100 metros, os dois portugueses não conseguiram seguir em frente. O melhor foi Ernesto Rodrigues, com o sexto lugar na sua eliminatória, cortando a meta em 10,98 segundos. Para ele, a prova “não foi muito má, com vento contra [-1,2], correu bem, partir bem, mas contraí bastante no fim. Foi uma primeira experiência a este nível e espero melhorar para continuar”, disse na zona mista.

Mais tarde correu José Ribeiro. Foi sétimo classificado na sua eliminatória, com 11,77 segundos. «A experiência foi boa para mim, mas não foi o que eu queria. A partida até foi boa, mas a partir dos 50 metros senti um esticão atrás do joelho e não podia fazer melhor”, referiu o atleta, desanimado por não ter conseguido fazer melhor.

Ainda de manhã, Denis Hrabar cumpriu três das dez provas que tinha agendadas nestes primeiros dois dias, pela sua participação no decatlo. Também ele está desapontado com as suas prestações. «Não têm sido semanas fáceis e apenas posso prometer dar o meu melhor nas próximas provas que aí vêm», disse no rescaldo da sua estreia nestes Europeus. Correu os 100 metros em 11,83 segundos, saltou 6,24 metros no comprimento e lançou o peso a 14,22 metros. Esta tarde, Denis tem ainda pela frente as provas de salto em altura (14h30) e 400 metros 17h45).

A jornada da tarde

Na jornada da tarde, para além de Denis Hrabar, entram em ação mais portugueses. Cristina Neves (60,58s) estará na primeira ronda dos 400 metros barreiras (14h10), passando às meias-finais as três primeiras de cada série e os três melhores tempos seguintes.

Depois será a vez das meias-finais dos 3000 metros masculinos, com Manuel Dos Santos (8.15,05), na primeira série (15h15) Tiago Jorge (8.10,48) na segunda série (15h30). Apuram-se para a final os cinco primeiros de cada corrida e os cinco melhores tempos seguintes.

Pouco depois serão as meias-finais dos 800 metros. em meias-finais estarão os atletas Nuno Cordeiro (1.49,16), nos 800 metros (15h55). Passam à final os vencedores das quatro séries e os quatro melhores tempos dois não apurados diretamente.

Finalmente, às 17h15, será a final dos 5000 metros femininos, com Carolina Correia (16m52s78) e Lara Costa (16.53,39).

Os portugueses poderão assistir à transmissão integral dos Campeonatos Europeus Sub-20 através da transmissão da EBU (Eurovision Sport). A página da European Athletics terá informações e os resultados em direto.

Na nossa página oficial teremos noticiário da competição, os horários dos portugueses e informação histórica (em anexo no final deste artigo, com as provas dos atletas e os horários, com hora portuguesa) e nas nossas redes sociais teremos apontamentos do quotidiano e as entrevistas aos nossos jovens atletas.

Fotos FPA / Sportmedia

Partilhar