Federação Portuguesa de Atletismo celebra o seu 104.º aniversário

FPA Geral Notícias

5 Nov, 2025
celebracao_104 anos

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) celebra hoje, 5 de novembro, o seu 104.º aniversário. A primeira entidade oficialmente constituída sob o nome Federação Portuguesa de Sports Atléticos remonta a 1921, tendo sido fundada com o contributo pioneiro de clubes como Sporting CP, SL Benfica, CIF, e outros, após várias reuniões preparatórias “nas salas do jornal A Capital” e no Ateneu Comercial de Lisboa.

Durante cerca de cinco anos a modalidade esteve praticamente inativa antes de se consolidar este organismo representativo. Em 1929 adotou o nome que mantém até hoje: Federação Portuguesa de Atletismo.

Para o atual presidente da FPA, Domingos Castro — antigo atleta olímpico e profundo conhecedor do atletismo — esta efeméride tem um significado especial:
“Hoje, a nossa Federação Portuguesa de Atletismo celebra 104 anos. Para mim, que vivi esta paixão primeiro como atleta e agora como presidente, o atletismo é mais do que um desporto, é uma forma de vida… Desde 1921, a Federação tem sido o coração desta grande família, feita de atletas, treinadores, clubes, dirigentes e todos os que acreditam na força do esforço e da superação… Parabéns a todos os atletas, treinadores, clubes, associações, a todos que fazem parte desta grande família. Juntos, continuamos a correr por Portugal e pelo futuro do atletismo.”

A FPA continua a afirmar-se nos dias de hoje como referência no panorama nacional: dos seus filiados aos clubes, do atleta ao dirigente, todos fazem parte de uma história em evolução.

Num percurso rico, o atletismo tem sido decisivo para colocar o desporto português no mapa internacional com um legado que se prolonga e renova.

É neste contexto de celebração que a FPA prepara o próximo calendário competitivo nacional e também a organização dos Campeonatos da Europa de Corta-Mato, em Lagoa, Algarve, a 14 de dezembro, evento que trará a Portugal a nata do atletismo europeu nesta disciplina.

Hoje, a FPA reafirma o seu compromisso com o presente e o futuro da modalidade com clubes, atletas, treinadores e toda a estrutura a trabalhar em conjunto, com metas ambiciosas e a convicção de que juntos será possível Mais Atletismo.

Partilhar