Sporting domina Nacionais Sub-18 em pista curta

FPA Geral Notícias

8 Fev, 2026
Sporting capa

O Sporting Clube de Portugal confirmou o seu domínio nos Campeonatos Nacionais de Sub-18 em Pista Curta, disputados este fim de semana no Fórum Braga, ao sagrar-se campeão nacional tanto em masculinos como em femininos. Destaque para os vários recordes nacionais e de prova conquistados nesta edição.

O Sporting CP é o grande vencedor dos Campeonatos Nacionais Sub-18 em pista curta, competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e que foi acolhida durante este fim-de-semana pela pista instalada no Fórum Braga.

No setor masculino, os leões somaram 101 pontos, superando o SL Benfica (59) e o Clube Desportivo Areias São João (53). Já em femininos, o Sporting venceu com 100 pontos, à frente da Juventude Vidigalense, de Leiria (62,5), e do Vitória Sport Clube, de Braga (49).

Leonor Freitas voa nos 60m barreiras

A competição ficou marcada por um elevado número de recordes nacionais e dos campeonatos, assim como por desempenhos de grande consistência ao longo dos dois dias. No segundo dia, o principal destaque foi o novo recorde nacional dos 60 metros barreiras, estabelecido por Leonor Freitas (CPA) atleta que voou para atingir a marca de 8,33 segundos.
Também a estafeta masculina do Clube Areias de São João, composta por Alexandre João, Gonçalo Dinis, Guilherme Sousa e Tiago Almeida, fixou um novo recorde nacional neste escalão ao vencer em 1.33,11.

No triplo salto, João Matos voltou a evidenciar-se ao igualar o recorde nacional e bater o recorde dos campeonatos com a marca de 14,91 metros.

Recordes em ambas as jornadas

Entre os destaques femininos do segundo dia, Anamar Jorge estabeleceu novo recorde dos campeonatos no triplo salto, ao alcançar 12,38 metros, enquanto Adarlene Binta fez o mesmo no lançamento do peso, com 15,72 metros. No salto em altura masculino, Samuel Amaro também deixou a sua marca ao bater o recorde dos campeonatos, ultrapassando a fasquia a 1,97 metros.

Relembre-se que na primeira jornada desta competição já tinham sido batidos diversos recordes dos campeonatos sub-18. Nomeadamente: Francisco Fernandes nos 60m com a marca de 6.87; ⁠Sara Ferreira no comprimento a saltar 5,96m; João Matos, na vara, a saltar 4,51m; ⁠Helena Rodrigues a completar os 3000m marcha com o tempo de 13:48.49 e ⁠Madalena Silva, no alto em altura, com 1,67m.

Braga acolheu, assim uma competição de elevado nível técnico, que confirmou a boa saúde do atletismo jovem português e o papel determinante dos clubes na formação e desenvolvimento dos novos talentos. Muitos destes atletas estarão, seguramente, a representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Sub-18.

Consulte os resultados aqui: https://www.fpacompeticoes.pt/5552/competicao

Partilhar