CRONOLOGIA HISTÓRICA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO

Breve resumo de momentos significativos do atletismo português, desde a sua “pré-história” aos tempos mais recentes.

1895 – Primeiro registo de atividade de atletismo (pedestrianismo)

Organizado pelo Walking Race Club (secção de sports do Casino de Pedrouços), o Campeonato de Portugal de Estrada, com um percurso de 15 km, entre Paço de Arcos e Algés, viria ainda a disputar-se em mais ocasiões (mas depois “caiu” a denominação campeonato).

1897 (21/set) – Primeiro registo de um encontro de atletismo formal

Notícia de recordes do salto em comprimento sem balanço, em provas realizadas em Lisboa. Fazia parte do júri Félix Bermudes (que viria a ser presidente do Sport Lisboa e Benfica).

Nesse mesmo ano, o mesmo jornal O Tempo refere que, nos Olivais, em Lisboa, algumas senhoras correram 120 metros, mas não autorizaram a divulgação dos seus nomes.

1903 (31/mar) – Primeiro registo de uma Festa de “Sports Athleticos”

Referência (e reportagem fotográfica) no Tiro e Sport da organização da Festa no Velódromo de Lisboa. Organização do Campo Grande Football Club.

1907 (15/jun) – Os primeiros recordes reconhecidos

Relatado em livro (Evolução dos recordes nacionais, de Sequeira Andrade), com recorde de periódico da altura, já com referência aos resultados, o que não era habitual, pois apenas se referiam os nomes dos participantes e os primeiros lugares.

1907 – Primeiro encontro com provas femininas

Um conjunto de provas, organizado pelo Carcavelos Club, com as participações femininas a serem maioritariamente de senhoras inglesas.

1910 (26/jun) – Realização dos primeiros Jogos Olímpicos Nacionais (primeiros Campeonatos de Portugal)

Assim denominados, os Jogos Olímpicos Nacionais, realizaram-se no Velódromo de Lisboa (Palhavã), com organização da Sociedade Promotora de Educação Física. Antes, em 2 de maio, realizara-se a primeira maratona oficial em Portugal (com 42 800 metros), com triunfo de Francisco Lázaro.

1912 – Primeira participação olímpica do atletismo

Os Jogos Olímpicos de Estocolmo (5 de maio a 28 de julho) registaram a presença dos três primeiros representantes do atletismo: Francisco Lázaro, na maratona (que viria a falecer após desfalecimento durante a prova), António Stromp (100 e 200 metros) e Armando Cortesão (400 e 800 metros)

1921 (5/nov) – Formalização da Federação Portuguesa de Sports Atléticos

Os primeiros passos para a fundação da FPA foram dados a 24 de setembro, com a criação de uma Comissão Dirigente da Federação de Sports Athleticos, com Salazar Carreira, José Oliveira e Sousa, Carlos Bazilio de Oliveira e Armando Sá. A criação oficial aconteceu dois meses depois.

1924 (16/mar) – Inauguração da primeira pista de atletismo

Estava instalada no Estádio do Lima, no Porto, que tinha também pista de ciclismo, campo de futebol, de basquetebol e pavilhão. Crê-se que a pista tinha os 400 metros oficiais (não há referências exatas).

1925 (22/out) – Primeiro encontro internacional de Portugal

A primeira seleção internacional portuguesa foi elaborada em 1925, para participar no primeiro “match” Espanha – Portugal, que se realizou em Madrid. Triunfaram os espanhóis. Existem registos de diários madrilenos, com referências ao encontro.

1926 (21/ago) – Primeiro encontro internacional realizado em Portugal

Retribuindo a visita, os portugueses organizaram em Portugal o segundo encontro Ibérico. Foi no Porto, no Estádio do Lima, onde existia a única pista de atletismo em Portugal (inaugurada dois anos antes). Portugal perdeu por um ponto! Este encontro apenas voltou a realizar-se 19 anos depois. Foi em Lisboa e registou a primeira vitória de Portugal.

1929 (25/mai) – Declaração da denominação atual da Federação Portuguesa de Atletismo

Nota oficial da designação definitiva da Federação Portuguesa de Atletismo, passada pelo Governo Civil de Lisboa, como consta de cópia exibida na entrada da FPA.

1932 (24/abr) – Primeira prova de estrada oficial em Portugal

A Estafeta Cascais-Lisboa é a mais antiga corrida de estrada que se organiza regularmente em Portugal. A sua primeira edição foi a 24 de abril de 1932, com triunfo do Benfica.

1934 – Primeira edição dos Campeonatos da Europa de Atletismo

A primeira presença portuguesa em Campeonatos da Europa aconteceu na edição de estreia desta competição, que se realizou em Turim, Itália, em 1934.

1934 – Atletismo feminino português com honras de primeira página

Não foi o primeiro momento de atletismo feminino em Portugal, mas foi o primeiro torneio organizado pelo Club Internacional de Football (CIF) e que teve honras de primeira página num jornal da época.

1950 – Primeiro finalista nos Campeonatos da Europa

Na edição realizada em Bruxelas, de 22 a 25 de agosto, Álvaro Dias classificou-se em quarto lugar no salto em comprimento (a marca da qualificação – 7,32 metros, daria para ser campeão). O feito permitiu-lhe ser a capa da popular revista Stadium.

1955 (19/mar) – Primeira presença portuguesa no Cross das Nações

Manuel Faria, em 14.º lugar, foi o melhor português, numa equipa que foi sétima classificada, e que também apresentou uma formação de juniores.

1959 (21/mar) – Primeira competição internacional mundial organizada em Portugal

Em Oeiras, junto ao hipódromo do Jamor, realizou-se o Cross das Nações, percursor dos Campeonatos Mundiais de Corta-Mato. No mesmo dia, na pista do Estádio Nacional, realizaram-se provas da Associação de Atletismo de Lisboa.

1960 – Primeira presença portuguesa Jogos Ibero-Americanos e primeira medalha internacional

Na primeira edição dos Jogos Ibero-Americanos, realizada em Santiago do Chile, Pedro Almeida, no salto em comprimento, conquistou a primeira medalha (ouro) portuguesa em provas internacionais. Esta prova viria a transformar-se nos Campeonatos Ibero-Americanos.

1964 (12/set) – Primeira seleção internacional feminina

A primeira seleção feminina competiu em 1964, integrada no jogo Portugal – Espanha, que se realizou em Lisboa (Estádio José de Alvalade), com as atletas portuguesas a triunfarem coletivamente.

1964 – Primeiro finalista olímpico

Os Jogos Olímpicos de Tóquio deram a conhecer o primeiro atleta finalista olímpico, Manuel Oliveira, que terminou em quarto lugar nos 3000 metros obstáculos. Foi uma pequena comitiva, que integrava ainda os atletas José Rocha e Armando Aldegalega.

1972 (31/jul) – Primeira pista sintética em Portugal

O Estádio Nacional, no Jamor, recebeu a sua primeira camada de material sintético e tudo ficou pronto para receber o encontro final de atletismo na quinta edição dos Jogos Luso-Brasileiros.

1976 – Primeira medalha portuguesa em grandes competições

Carlos Lopes sagra-se campeão mundial de corta-mato em Chepstown (Reino Unido). Já fora o melhor português (24.º) na estreia portuguesa em mundiais, em 1973 em Waregem (Bélgica).

1976 (26/jul) – Primeira Medalha do Atletismo Português em Jogos Olímpicos Montreal

Carlos Lopes conquistou a primeira medalha do atletismo português em Jogos Olímpicos, com a prata nos 10 000 metros em Montreal (Canadá).

1982 – Primeira medalha feminina portuguesa

A primeira medalha feminina portuguesa em grandes competições surgiu precisamente na primeira participação feminina em Campeonatos da Europa. Foi obtida por Rosa Mota, que conquistou a medalha de ouro na maratona, em Atenas (Grécia), na primeira vez que se realizou a distância para mulheres em grandes competições.

1983 – Primeira realização portuguesa da Westathletic

A Westathletic era uma organização das nações mais ocidentais da Europa, realizando-se de dois em dois anos, alternadamente com a Taça da Europa. Em 1983 a prova para juniores foi a primeira organizada em Portugal, em Lisboa, sendo que, no ano seguinte organizou-se em seniores e, em 1988, em corta-mato, em Felgueiras.

1984 (02/jul) – Primeiro recorde do Mundo português

O meio fundo português obteve pontos altos nos anos 80 e a prová-lo está a obtenção do recorde do Mundo de 10 000 metros por intermédio de Fernando Mamede. Foi no Meeting de Estocolmo, com a presença de Carlos Lopes (segundo classificado).

1984 (12/ago) – Primeira medalha de ouro olímpica para Portugal

A 12 de agosto, Carlos Lopes venceu a maratona nos Jogos Olímpicos de 1984, tornando-se no primeiro português a ser Campeão Olímpico. A prova foi rápida e a marca alcançada (2h09m21s) foi recorde olímpico até aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

1985 (19/jan) – Primeira medalha em competições internacionais de pista coberta

Paris recebeu a organização dos Jogos Mundiais de Pista Coberta, edição zero (agora aceite pela World Athletics) dos futuros Campeonatos Mundiais. João Campos venceu a prova de 3000 metros, obtendo a primeira medalha de ouro em competições internacionais de pista coberta.

1985 – Primeiro Campeonato Mundial de Corta-Mato realizado em Portugal

A primeira vez que Portugal foi anfitrião de um Mundial de Corta-Mato, realizou a prova no Jamor, e Carlos Lopes conquistou o seu terceiro título mundial (títulos em Chepstown, 1976, Nova Iorque, 1984), desta vez, perante o público português. Portugal realizou ainda outro mundial, em 2000, em Vilamoura.

1985 (20/abr) – Recorde do Mundo de Maratona

Pouco depois do Mundial de corta-mato, Carlos Lopes participou na Maratona de Roterdão e bateu o recorde mundial da distância, correndo pela primeira vez abaixo das 2h08.

1986 – Primeiro Mundial de Estrada em Portugal

Lisboa organizou a edição de 1986 do Campeonato do Mundo de Estrada Feminino (15 km), registando-se o triunfo de Aurora Cunha (terceiro título da atleta); em 1992 realizou-se o Mundial de Estafeta – Ekiden (Funchal) e em 2003 o Mundial de Meia Maratona (Vilamoura).

1987 – Primeira pista sintética fora de Lisboa

A primeira pista sintética fora de Lisboa foi implantada no Estádio Dr. Vieira de Carvalho, na Maia, e recebeu logo a organização de uma edição da Taça da Europa, que já receberamos em 1973, 1975 e 1983 (sempre em Lisboa), e que depois acolhemos em Viseu (1991), Lisboa (1996) e Leiria (2005, 2008).

1988 – Primeiro Campeonato de Portugal de Pista Coberta

O Pavilhão de Exposições em Braga (hoje Altice Fórum) acolheu a primeira competição de pista coberta completa. Um ano antes houve um campeonato de Portugal, em Aveiro, mas só com 60 metros e 60 metros barreiras e as provas técnicas.

1988 – Segunda medalha de ouro olímpica para Portugal

Quatro anos após ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), na primeira vez que se disputou a distância de maratona para mulheres, Rosa Mota conquistou o título olímpico em Seoul (1988).

1991 (24/out) – Medalha de Mérito Desportivo

Pelo despacho 192/ME/91, do Ministério da Educação, é concedida à Federação Portuguesa de Atletismo a medalha de mérito desportivo.

1994 – Campeonato do Mundo de pista – Sub20 Lisboa

O primeiro Campeonato Mundial de Pista realizado em Portugal, para o escalão Sub-20 (juniores) levou à requalificação das pistas do Estádio Universitário, com ambas a terem piso sintético.

1995 – Recorde do Mundo Feminino de 5000 metros

Em Hechtel, na Bélgica, Fernanda Ribeiro bate o recorde mundial de 5000 metros (que viria a ser batido por uma das chinesas da armada de Ma Juren, sobre a qual recaem suspeitas de tomarem doping).

1996 – Terceira medalha de ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos

O meio-fundo português continuou a mostrar-se nos Jogos Olímpicos. Em Atlanta (Estados Unidos da América), Fernanda Ribeiro sagrou-se campeã olímpica de 10 000 metros, conquistando a terceira medalha de ouro do desporto português.

1996 (21/dez) – Inauguração da sede social da FPA

Era uma aspiração de largos anos, a FPA ter uma sede social própria. Foi inaugurada por sua Excelência o Secretário de Estado do Desporto, Dr. Júlio Miranda Calha, a 21 de dezembro de 1996.

1997 – Primeiro Campeonato da Europa de Corta-Mato em Portugal

Na inauguração da pista de crosse do Jamor, Portugal recebeu o Europeu de Corta-Mato em 1997. A competição viria a realizar-se novamente no nosso país em 2010 (Albufeira) e em 2019 (Lisboa).

1998 (26/ago) – FPA agraciada com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo

Nesta data, o Secretário de Estado do Desporto, Júlio Miranda Calha, concede à Federação Portuguesa de Atletismo a medalha de Colar de Honra ao Mérito Desportivo

1998 – Campeonato Ibero-Americano Lisboa

Nas instalações do Estádio Universitário, em Lisboa, Portugual recebeu a oitava edição dos Campeonatos Ibero-Americanos em atletismo, com a maior participação de sempre e um conjunto de medalhas bem valioso.

1998 – (06/out) – Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique

O Presidente da República, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, conferiu à Federação Portuguesa de Atletismo o título de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique.

2001 – Campeonato Mundial de Pista Coberta em Portugal

O Pavilhão Atlântico em Lisboa recebeu a organização dos Campeonatos Mundiais de Pista Coberta. Perante numeroso público, os portugueses conquistaram várias medalhas, entre as quais a de ouro nos 1500 metros, por Rui Silva.

2008 – Medalha de ouro olímpica para Portugal

Nelson Évora, no triplo-salto, conquistou a quarta medalha de ouro olímpica para o atletismo (as únicas medalhas de ouro do desporto português). Foi nos Jogos Olímpicos de Pequim.

2009 – Edição inaugural do Campeonato da Europa de Seleções – Superliga

Leiria recebeu a primeira edição do novo formato da antiga Taça da Europa, agora na Super Liga, com as 12 melhores equipas da Europa.

2017 – Primeiro recorde oficial de 50 km marcha

Inês Henriques conquistou o primeiro recorde mundial nos 50 km marcha, em Porto de Mós, em 2017, e melhorou-o em agosto (dia 13) desse ano ao conquistar o título mundial em Londres.

2019 – Portugal sobe à Super Liga no Campeonato da Europa de Seleções

Foi em Sandnes, na Noruega, que Portugal conquistou o seu primeiro triunfo na I Liga, precisamente no ano em que se reduziu o número de participantes na Super Liga (apenas oito seleções). Foi um ano histórico para Portugal que, em 2021, estará a competir no topo da Europa.