Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance disputa-se na Serra de São Mamede

Notícias

6 Mai, 2022
Paula Barbosa CNTUE ATRP Demo Trail by Frtiz

O Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance vai disputar-se a partir de hoje, 6 de maio, na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre. Os cerca de 200 atletas que participam na competição serão desafiados por um percurso de 106 quilómetros e 4500 metros de desnível positivo, disputando o título de campeão nacional.

Os atletas partirão pelas 22h00 da noite do Estádio Eduardo de Sousa Lima, estimando-se que os primeiros possam começar a chegar à meta, instalada no mesmo local, a partir das 8h00 da manhã de amanhã. A competição decorre num percurso rápido pela Serra de São Mamede, atravessando os concelhos de Portalegre, Marvão e Castelo de Vide. A prova é constituída por trilhos, estradões e carreiros, aproveitando as características morfológicas da região e demonstrando que, no Alto Alentejo, também é possível encontrar subidas desafiantes.

O Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance atribuirá títulos individuais e coletivos, sendo que os vencedores individuais masculino e feminino qualificam-se para o Mundial da modalidade de 2023. Na luta pela vaga estarão os atuais campeões nacionais da distância, Hugo Gonçalves e Paula Barbosa, que tentarão revalidar os seus títulos conquistados há um ano em Vila Nova de Paiva.

A prova é organizada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pelo Atletismo Clube de Portalegre, tendo a colaboração dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara e de diversas entidades locais.

Partilhar