DIário de Oregon’22 – Marchadoras em estreia absoluta

FPA Geral Notícias Oregon'22

22 Jul, 2022
Ines_Henriques_20km.jpg

Eugene (EUA), 21 de julho – Apenas dois anos durou a realização da prova de 50 km marcha nos Campeonatos Mundiais de Atletismo. Esta edição de Oregon’22 marca a estreia de nova distância (35 km) em sua substituição.

E, como em todas as estreias, mais difíceis se tornam as previsões, até porque, como os marchadores explicam, esta alternativa “favorece” mais os especialistas da distância mais curta, porque, ainda segundo eles, os 50 km “começavam” aos 35…

Daí, talvez, podermos assistir a uma estreia que tem muitas marchadoras inscritas que já estiveram na prova dos 20 km marcha, entre as quais as três medalhadas: a peruana Kimberly Garcia Leon, a polaca Katarzyna Zdzieblo e a chinesa Shijie Qieyang, que volta a ser favoritas assim como a vice-campeã de 50 km em Doha’2019, a chinesa Maocuo Li.

Neste contexto competem três portuguesas: Inês Henriques, campeã mundial de 50 km em 2017, ex-recordista mundial, Vitória Oliveira e Sandra Silva.

Inês Henriques não necessita tanto de apresentação como de recordação do seu vasto palmarés, que já soma uma dezena de participações nos mundiais, a par da germânica Franka Dietzh e da romena Nicoleta Grasu, a uma presença da atleta que tem mais participações: outra portuguesa, Susana Feitor.

A campeã nacional e recordista de 35 km tem a 17ª marca do ano entre as participantes e almeja uma classificação mais perto das finalistas. Uma classificação honrosa entre as finalistas também almeja Vitória Oliveira. Na sua primeira participação nos Campeonatos Mundiais, a campeã nacional em 2020 e 2021 já melhorou duas vezes o seu recorde pessoal durante esta época.

A terceira portuguesa presente, Sandra Silva, campeã de Portugal de 50 km de 2018 a 2021, surge nesta competição graças ao recorde pessoal conseguido esta temporada nos Campeonatos de 35 km, em Porto de Mós. Para ela, qualquer classificação e qualquer marca que se possa aproximar ou melhorar desse seu máximo é o principal objetivo.

A prova feminina de 35 km marcha realiza-se no dia 22 de julho, às 06h15 (14h15 em Portugal Continental).

Partilhar