Samuel Barata e Mariana Machado revalidam títulos nacionais

FPA Geral Notícias

27 Nov, 2022
Chegada-do-campeao---samuel-barata---e---etson-barros

Na classificação coletiva, Benfica revalidou título em masculinos e Sporting de Braga, em femininos, reconquistou um título que conquistara pela última vez em 1999!

Excelente edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, a 99ª em masculinos, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal, Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, num dia excelente e num percurso muito adequado a corta-mato. A pontuação coletiva a ser definida pelos três primeiros de cada equipa trouxeram muita competitividade e incerteza nos resultados finais.

Na prova masculina, disputada em conjunto com o crosse de Amora, a presença de aqtletas quenianos fez com que assistimos a duas corridas: a dos africanos, Eduard Zakayo e Reuben Longosiwa (este a correr pelo Benfica), e a dos portugueses, com Sporting e Benfica a tentarem fazer valer os seus argumentos, incluindo-se a presença de Samuel Freire, do Vitória de Setúbal, que também andou na luta da frente. Na última volta das cinco que completavam o percurso dos 10 km, Longosiwa adiantou-se e cortou a meta na primeira posição, relegando o seu compatriota para a segunda posição. Mais atrás grande luta entre Etson Barros e Samuel Barata, com este a nunca desistir de lutar pelo título de campeão individual, aproveitando uma hesitação de Etson Barros – que não percebeu que tinha de correr em frente para a meta – para revalidar o título de campeão de Portugal.

Para o atleta algarvio fica a segunda posição e o título nacional em Sub-23, à frente de Alexandre Figueiredo, que fechou a classificação coletiva para o Benfica que fez a menor pontuação possível, derrotando Sporting e Sporting de Braga.

No final da prova, Samuel Barata deu “parabéns a todos os atletas, especialmente ao Etson Barros, que é uma certeza do meio-fundo e ainda a toda a nossa equipa, que triunfou claramente, com atletas que são grandes talentos, com trabalho que está a ser feito. Dar também os parabéns aos adversários, porque sem eles isto não tinha sentido nenhum”.

Afinando pelo mesmo diapasão, João Campos, responsável pelo meio-fundo, estava satisfeito pelo resultado, com o triunfo coletivo, “que expressa o muito trabalho que temos feito. Acredito muito neles e tenho de dar os parabéns aos atletas Alexandre Figueiredo, que começou a treinar comigo e aos gémeos João e Pedro Amaro, filhos de uma grande atleta, Mónica da Gama, pelas provas que fizeram, um deles tendo estado doente durante a semana”.

Para o campeão sub-23, Etson Barros afirmou ter-se poupado “durante grande parte da prova, para atacar no final. Errei a pensar que tinha de ir para a direita, o Samuel passou e eu já não tinha mais nada para dar.

Classificações: 1.º Reuben Longosiwa, SL Benfica, 28.38; Edward Zakayo, Individual, 28.39 (Cross de Amora); 2.º Samuel Barata (SL Benfica), 29.11 (campeão de Portugal); 3.º, Etson Barros, SL Benfica, 29.12 (1º Sub-23); 4.º Rui Pinto, Sporting CP, 29.17; 5.º, Alexandre Figueiredo (SL Benfica) 29.19; 6.º Miguel Marques (Sporting CP), 29.28; 7.º Samuel Freire (Vitória FC) 29.37; 8.ºPedro Amaro (SL Benfica) 29.44 (sub23); 9.º Miguel Moreira (SL Benfica) 29.51 (Sub23).
Por equipas: 1.º, SL Benfica, 8 pontos; 2.º Sporting CP, 23; 3.º, SC Braga, 50.

Mariana Machado “reboca” Braga

Na prova feminina, Mariana Machado voltou a mostrar ser a melhor meio-fundista do momento. Regressando de lesões, esteve bem no crosse Itálica e mostrou-se em grande forma em Amora. Neste percurso duro, a bracarense andou sempre na frente da corrida, com Neide Dias (Feirense) e Ana Mafalda Ferreira (Sporting, mas na última volta veio para a frente e impôs o seu ritmo, adiantando-se e cortando a meta destacada, Neide Dias (CD Feirense) revalidou o segundo lugar conquistado no ano passado e a jovem Lia Lemos (SC Braga) subiu ao pódio no terceiro posto. Depois delas a luta pela classificação coletiva foi muito animada, com vários lugares a mudarem na última volta, para tudo ficar decidido, a favor do Sporting de Braga, por um ponto, relegando Sporting e Feirense para as posições imediatas.
Para a vencedora, Mariana Machado, “foi muito bom estar aqui neste nacional, voltar a ganhar, nem sempre para mim era seguro estar aqui presente, pois tive alguns problemas, com a forma como acabei a minha época passada, com problemas físicos, e problemas familiares, com a saúde da minha irmã. Não consegui treinar como queira e preparar-me como seria bom. Mas estive sempre confortável e senti que poderia ganhar”.

Neide Dias, a segunda classificada, estava feliz no final da prova. “Tentei fazer uma prova tática, tentando ter mias força na última volta, para poder mudar de ritmo. Tenho de dar parabéns à Mariana, porque foi mais forte que eu. Eu sei que dei o máximo para manter o segundo posto e estar mais perto dela”, concluiu.

Classificações: 1.ª, Mariana Machado (SC Braga),.26,27 (1ª Sub-23); 2.ª, Neide Dias (CD Feirense), 26.54; 3.ª, Lia Lemos (SC Braga), 27.14 (Sub-23); 4.ª, Ana Ferreira (Sporting), 27.22; 5.ª Carla Salomé Rocha (Sporting CP) 27.29; 6.ª Susana Godinho (CD Feirense), 27.30; 7.ª, Susana Francisco (Sporting CP), 27.33; 8.ª, Carla Martinho (RD Agueda), 27.42; 9.ª Susana Cunha (RD Agueda), 27.43; 10.º, Solange Jesus (CD Feirense), 27.48.
Por equipas: 1.º, SC Braga, 15; 2.ª, Sporting CP, 16; 3.º, CD Feirense, 18.

Sporting campeão na estafeta

Na estafeta mista, o despique entre Sporting e Benfica apenas existiu no primeiro percurso, por José Carlos Pinto, que dominou e entregou com alguma vantagem. Porém, a reviravolta deu-se com Patrícia Silva a recuperar a desvantagem para Bárbara Neiva e a ganhar ela própria vantagem suficiente para entregar a Nuno Pereira bem destacada. Este, apesar do esforço de Isaac Nader ainda se aproximou do sportinguista, mas no percurso final, Salomé Afonso não deu hipóteses a Camila Gomes e o Sporting obteve o seu primeiro título na estafeta.

Para Salomé Afonso, a porta-voz da equipa e a corredora do último percurso, sentiu-se muito poderosa, pela vantagem que os outros elementos da equipa conseguiram, e aliviada por ser apenas uma volta para mim”, referiu, satisfeita, ao lado da equipa, pelo triunfo na competição.

Classificação: 1.º Sporting (Tomás Silva, Patrícia Silva, Nuno Pereira, Salomé Afonso), 16.40; 2.º SL Benfica (José Carlos Pinto, Bárbara Neiva, Isaac Nader, Camila Gomes), 16.55; 3.º Núcleo Oeiras (Tiago Sabino, Filipa Eustáquio, Diogo Batista e Sara Monteiro) 17.36.

“Show” André Barbosa e Lara Costa em sub-18

Na prova de sub-18 masculinos registou-se o triunfo isolado de André Barbosa, do Leixões Sport Clube, que desde o início se destacou dos restantes adversários, para conseguir um título do campeão nacional da categoria. André Barbosa que no final da prova afirmou estar muito contente com o triunfo que lhe faltava na categoria. “Já tinha sido campeão ao ar livre, pista coberta e também no corta-mato curto, todos à primeira, faltava-me este. Vou agora focar-me na restante temporada, com aposta nos 5 000 metros”, referiu no final da prova.

Classificações: 1.º André Barbosa, Leixões SC, 15.31; 2.º Tiago Machado, C. Pedro Pessoa, 15.52; 3.º Rodrigo Martins, Sporting CP, 16.00. Por equipas: 1.º SL Benfica; 2.º Sporting CP; 3.º Núcleo Oeiras.

Na prova de Sub-18 femininos, Lara Costa, do UD Várzea, foi também a vencedora isolada, depois de liderar grande parte do percurso. No final da prova a atleta referiu “não estar à espera do triunfo, pois estive doente no decorrer da semana, e tinha adversárias à altura. Assim estou muito satisfeita”. Carlota Almeida e Beatriz Rocha, subiram ao pódio.


Classificações: 1.ª, Lara Costa, UD Várzea, 14.12; 2.ª Carlota Almeida, NS Leões da Fronteira, 14.35; 3.ª, Beatriz Rocha, Maia AC, 14.42. Por equipas: 1.º, UD Várzea; 2.º Sporting CP; 3.º Maia AC.

Sub-20 com triunfos leoninos

Em sub-20 masculinos, numa corrida mais competitiva, Leandro Monteiro, do Sporting, foi o vencedor isolando-se nos últimos 500 metros, para triunfar isolado. Os favoritos andaram sempre na frente, mas o atleta da zona, que treinou no local do percurso nas últimas duas semanas, fez valer o seu conhecimento. No final, referiu “que isso me deu alguma vantagem, e apesar do cansaço, a minha vontade de vencer fez com que isso fosse uma realidade”. Ruben Pires e Duarte Santos também subiram ao pódio.

Classificações: 1.º Leandro Monteiro, SCP, 18.31; 2.º Ruben Pires, UDV, 18.38; Duarte Santos, SCP, 18.45. Por equipas: 1.º Sporting; 2.º SL Benfica; 3.º FC Vizela.

Nas sub-20 femininas, triunfo inapelável de Rita Figueiredo, a grande favorita, que ainda assim fez parte do percurso junto às restantes adversárias, para se destacar na última volta. “Só na última volta alterei o ritmo para revalidar o título nacional e para poder vir a ser selecionada para o Europeu, onde espero melhorar a classificação que consegui no ano passado”, referiu a atleta. Subiram ao pódio Ana Marinho e Beatriz Fernandes.

Classificações: 1.ª Rita Figueiredo, Sporting CP, 13.50; 2.ª Ana Marinho, A. Salvador do Campo, 13.57; 3.ª Beatriz Fernandes, Núcleo Oeiras, 14.07. Por equipas: 1.º Sporting CP; 2.º Maia AC; 3.º Núcleo Oeiras.

Resultados completos (incluindo os resultados dos campeonatos de veteranos) em FPA Competições.

Fotos (de Marcelino Almeida / FPA), para fins editoriais AQUI.

Partilhar