Campeonatos de Portugal com decisões para Istambul

FPA Geral Notícias

17 Fev, 2023
CPortugal_PC_Pombal_FPA_2023-site-06

A pista da Expocentro, em Pombal prepara-se para receber a 37ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.

Se os Campeonatos Nacionais de Clubes, ali realizados no fim-se-semana anterior, estiveram ao rubro, os Campeonatos de Portugal em Pista Coberta 2023 prometem despiques ainda mais emocionantes, pois a época de inverno está a chegar ao seu ponto alto, com a proximidade dos Campeonatos Europeus em Pista Coberta, em Istambul (Turquia), sendo esta competição nacional um requisito obrigatório para a presença dos atletas .

Só por isso, estes Campeonatos são aliciantes, até porque Portugal já tem oito atletas qualificados diretamente: as sportinguistas Patrícia Mamona, no triplo-salto (atual campeã europeia e segunda melhor do ano), Auriol Dongmo (atual campeã europeia e terceira melhor do ano) e Jessica Inchude (sétima melhor do ano) no peso, e Lorene Bazolo, nos 60 metros, e a benfiquista Arialis Martinez (atual nona europeia do ano), também nos 60 metros, em femininos; enquanto em masculinos estão qualificados os benfiquistas Pedro Pichardo, no triplo (atual campeão europeu e segundo melhor do ano), e Isaac Nader, nos 1500 metros, e o sportinguista Carlos Nascimento, nos 60 metros.

Mas, existe mais um grupo de atletas (sete) que estão dentro das quotas de participação estabelecidas, de acordo com os World Rankings, para quem a participação nesta competição (com acréscimo de pontos significativos) os pode ajudar a cimentar a sua candidatura.

São elas, Cátia Azevedo (Sporting), nos 400 metros, Marta Pen Freitas (Benfica), nos 1 500 metros, Mariana Machado (SC Braga), nos 3 000 metros, e Evelise Veiga (Sporting), no salto em comprimento; e eles, os sportinguistas João Coelho, nos 400 metros, Abdel Larrinaga, nos 60 metros barreiras, e Tiago Pereira, no triplo.

Depois há mais um grupo de atletas que está com classificações muito perto das quotas estabelecidas, como Rosalina Santos (Sporting), nos 60 metros, Patrícia Silva (Sporting), nos 800 metros, Salomé Afonso (Sporting) e Camila Gomes (Benfica), nos 15600 metros, Lia Lemos (SC Braga), nos 3000 metros, Olímpia Barbosa (Sporting), nos 60 metros barreiras, Eliana Bandeira (Benfica), no lançamento do peso, entre as mulheres. Entre os homens, Frederico Curvelo (Benfica), nos 60 metros, José Carlos Pinto (Benfica), nos 800 metros, Nuno Pereira (Sporting), nos 1 500 metros, João Vitor de Oliveira (Benfica), nos 60 m barreiras, Gerson Baldé (Benfica), no salto em altura, e o benfiquista Francisco Belo, no lançamento do peso.

Estes atletas constam das listagens de inscritos e alguns deles certamente estarão na luta pelo lugar mais alto do pódio, um local em que o marchador João Vieira (Sporting), também deverá estar, ela que é o mais titulado dos campeões portuguesa, com a bonita soma de 20 títulos de campeão de Portugal em pista coberta. Nesta tabela dos mais campeões, também se inclui o experiente Marcos Caldeira (Maia AC), ainda em atividade e inscrito no triplo-salto.

Entre elas, cinco atletas ainda estão em atividade e são candidatas aos títulos das provas em que se notabilizaram, com destaque para Ana Cabecinha (CO Pechão), que pode chegar à dúzia de títulos. Perto desta marca e com oportunidade de chegar aos dois dígitos está Patrícia Mamona (Sporting), que já venceu nove vezes no triplo-salto. Depois três atletas do Sporting que já triunfaram seis vezes e pretendem o sétimo título: Anabela Neto, no salto em altura, Lorene Bazolo, nos 60 metros, e Evelise Veiga, no salto em comprimento.

E há mais atletas e provas a termos em atenção, especialmente porque poderão lutar pelos pódios mais altos dos campeonatos, desde os 60 metros (Frederico Curvelo) e 400 metros (Ricardo dos Santos), passando pelos 800 metros (Nuno Pereira e José Carlos Pinto), com 1 500 e 3 0000 metros (Isaac Nader e os jovens Amaro e Ruben Amaral) a voltarem a ser decisivos. E que dizer dos 60 metros barreiras (com João Vitor Oliveira), salto em altura (Gerson Baldé), comprimento (o mesmo Gerson Baldé e Ivo Tavares). Quanto aos estrangeiros, será interessante acompanhar o ucraniano do Sporting Roman Kokoshko, no lançamento do peso, ou o brasileiro Almir dos Santos, no triplo-salto.

Já em femininos, a prova de 60 metros (Lorene Bazolo, Arialis Martinez, Rosalina Santos e Tamiris de Liz) promete bastante, e veremos quem se aproxima de Cátia Azevedo nos 400 metros. Depois, nos 800 metros teremos Salomé Afonso e Patrícia Silva (e as jovens Camila Gomes e Rita Figueiredo); nos 3000 metros estão inscritos Mariana Machado e Marta Pen Freitas(com uma estrangeira, Beata Topka, da Polónia – 9m03s51”, esta época); sem esquecer os 1 500 metros, onde estão inscritas todas as atletas que destacámos em 800 e 3000 metros; nos 60 m barreiras, será que Olímpia Barbosa terá oposição?; no comprimento teremos mais um duelo Agate Sousa (ainda estrangeira) e Evelise Veiga; e no triplo Patrícia Mamona poderá chegar ao seu 10º título. No lançamento do peso, poderemos assistir a uma prova verdadeiramente de nível internacional com Auriol Dongmo, Jessica Inchude, Eliana Bandeira e Francislaine Serra, todas elas com marcas acima de 16,80 metros!

Links importantes:
Live streaming: na página da FPA no Youtube e Facebook
Informações: inscrições, regulamento e dossier estatístico e programa ()
Resultados: em direto

Partilhar