Campeonatos Nacionais de Estrada realizam-se em Viana do Castelo a 24 de setembro

Notícias

9 Mar, 2023
Nacional_Estrada_Femininos

A Cidade Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, foi o local escolhido para a 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que se realiza a 24 de setembro. A organização, repartida entre a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, o Olímpico Vianense e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, promete “um percurso rápido, propício à obtenção de boas marcas”, num evento que quer proporcionar o contacto com a modalidade e com os seus campeões aos vianenses, mas também mostrar que Viana do Castelo é um excelente local para viver o desporto em família.

Proporcionar “às gentes de Viana a possibilidade de ver os melhores atletas nacionais a competir” é o que move a organização local do evento, como refere o presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues. Para este dirigente, esta organização reflete “o reconhecimento da história e do trabalho de dinamização que a Associação de Atletismo de Viana do Castelo tem desenvolvido, desde a sua fundação, em prol do Atletismo e da marca Atletismo”.

“Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, encerra neste projeto a responsabilidade e a obrigação de mostrar ao país e à Europa o que de melhor sabe fazer; e esse ‘saber fazer’ deve ser ‘excelência’”, afirma Manuel Domingues. Por isso, este ano de atividade conjunta, que coloca o atletismo na agenda da Cidade Europeia do Desporto, resultará, de acordo com este dirigente, num trabalho desenvolvido que “valerá por tudo, mas essencialmente para que consigamos captar mais crianças e jovens para continuar os passos dos nossos campeões”.

É por isso que a organização assume como premissa, a par da excelência competitiva, proporcionar um bom “espetáculo” para os vienenses, envolvendo-os no evento; mas também para os atletas, treinadores, juízes, dirigentes, acompanhantes e espetadores. “A prova será realizada em ambiente e espaços com boas acessibilidades. Dos menos novos aos mais novos, todos serão bem recebidos na nossa terra durante este evento. As famílias são bem-vindas e, certamente, a cultura, a gastronomia e o ‘saber receber’ de Viana, deixará boas memórias”, acrescenta Manuel Domingues.

Da parte da Federação Portuguesa de Atletismo, o seu presidente, Jorge Vieira, manifesta “clara confiança na capacidade organizativa da Associação de Viana do Castelo e do Olímpico Vianense, instituições e pessoas que muito têm dado à modalidade e contribuído para o seu desenvolvimento”. Ter os Campeonatos Nacionais de Estrada a figurar na agenda oficial da Cidade Europeia do Desporto 2023 é, para Jorge Vieira, “motivo de satisfação pelo reconhecimento da importância da modalidade pela autarquia e pela Europa”.

“Bom acolhimento; empenho da organização em fazer o melhor e que tudo decorra na prevalência dos princípios da ética e das regras da modalidade; respeito e sã convivência entre os participantes, depois augurar boas condições ambientais”, é o que promete, regressando à parte competitiva, o presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo. Já o presidente do Olímpico Vianense, Fernando Alves, sublinhando que “esta será uma oportunidade para demonstrar a capacidade e interesse do clube na organização de  eventos desportivos de elevada dimensão”, adianta que o percurso foi desenhado para “os atletas poderem usufruir da sua beleza e rapidez, o que poderá proporcionar excelentes marcas, contando os mesmos com uma organização que dará o seu melhor para garantir o seu bem-estar e para proporcionar todas as condições para competirem ao mais alto nível”.

Entrando em pormenores, o presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, acrescenta: “A partida será na parte nova da cidade, passando o percurso por cima do Rio Lima, Rio Lethes – rio do esquecimento, como os Romanos lhe chamavam -, para depois desafiar os metros e o tempo em cima da Ponte Eiffel, espaço de oferta de cultura, um encontro com o Atlântico no Cabedelo. De seguida, volta a atravessar o Lima, com o Monte de Santa Luzia sobranceiro e desafiante na vista, a levar os atletas até ao Campo da Agonia, icónico palco de partilha e comunhão de grandes manifestações da cultura de Viana do Castelo – Festas da Agonia.”

FOTO: FPA/António Fernandes CN Estrada 2022

Partilhar