Taça da Europa de 10 000 m em Pacé

FPA Geral Notícias

2 Jun, 2023
TE_10000m

A Taça da Europa de 10 000 metros realiza-se este sábado (3 de junho) em Pacé, na França, local que já recebeu esta competição em 2022.

A competição foi iniciada em 1997, numa altura em que as provas de 10 000 metros começavam a deixar de figurar nos programas dos grandes meetings europeus, dando seguimento a uma necessidade de promover a distância e a competição entre atletas europeus.

Outro indicador da altura foi dado pelo sucesso do Torneio Ibérico de 10 000 metros, que reunia os melhores portugueses e espanhóis, que começavam a receber pedidos para deixarem competir outros europeus como extra. Assim, a Taça da Europa foi bem acolhida e Portugal triunfou logo nas duas primeiras edições, embora o primeiro (e único) título individual masculino apenas tenha ocorrido em 2011, por Yousef el Kalay. Depois disso, coletivamente Portugal venceu mais duas vezes (quatro no total).

Em femininos as contas são diferentes. O primeiro título individual foi obtido por Fernanda Ribeiro na segunda edição. Depois disso, mais seis triunfos de atletas portuguesas: mais um de Fernanda Ribeiro, dois de Inês Monteiro e três de Sara Moreira. Coletivamente, Portugal conquistou 10 títulos.

Este ano, Portugal tem apenas dois atletas na prova. Sara Catarina Ribeiro (Sporting CP) vai para a sua quinta participação na prova, tendo obtido um sétimo lugar em 2014. A atleta, que tem como recorde pessoal 32m21m19”, apresenta-se este ano com a marca de 33.03,10, a 15^entre as participantes.

Em masculinos, o representante português, Luís Oliveira (SL Benfica) estreia-se na competição e tem como recorde pessoal a marca de 28.53,52, a 29ª entre os inscritos.

Ambos têm a ambição de melhorar as suas marcas, subindo nos World Rankings de forma a poderem ficar mais perto de uma qualificação para outras grandes competições.

Mais informações sobre a prova no site da European Athletics. O desenrolar da competição pode ser seguido através do canal de Youtube da European Athletics.

Partilhar