Campeonatos Mundiais de Estrada em Riga

FPA Geral Notícias

28 Set, 2023
riga_mundiais

Este domingo (1 de outubro) a World Athletics (WA) estreia a nova versão dos Campeonatos Mundiais de Estrada, em Riga (Letónia).

Nestes Campeonatos estão incluídas as provas de milha, 5 km e meia-maratona. Inovando, para além das provas para a elite, compostas pelas seleções de uma centena de países, estas mesmas distâncias têm participação de atletas de pelotão (embora em horários diferentes), numa tentativa da WA aproximar-se ainda mais das iniciativas para corredores de pelotão.

Esta competição pretende substituir-se aos atuais mundiais de meia-maratona, organizados de dois em dois anos, alternando com os mundiais de corta-mato. Desde 1983, quando a então IAAF lançou os Mundiais Femininos de Estrada, na distância de 15 km, que a portuguesa Aurora Cunha venceu três vezes, são várias as tentativas da WA de ter uns mundiais tão mediáticos e apelativos como o são os restantes mundiais do seu programa. Em 1991 esses mundiais foram substituídos pelos Mundiais de Meia-Maratona, que se realizaram até agora, onde Portugal conseguiu um triunfo individual, em 1993, por Conceição Ferreira, numa jornada gloriosa em Bruxelas, quando Portugal conseguiu o bronze coletivo.

Nestes mundiais, Portugal volta a estar presente, embora apenas com um atleta, Samuel Barata, que competirá na prova de meia-maratona, onde estão inscritos 197 atletas de 42 países, entre eles o campeão mundial do ano passado, Jacob Kiplimo (Uganda), que no passado domingo foi um dos “pacers” de Eliud Kipchoge para o seu quinto triunfo na Maratona de Berlim.

Para poder assistir ao live-stream é necessário um pré-registo na página oficial dos Mundiais: https://rb.gy/danjs.

Partilhar