Os primeiros campeões de Portugal de meia maratona e de 5 km são conhecidos em Braga

Notícias

25 Mar, 2024
MMB24_10

Realizou-se hoje, 25 de março, a apresentação da 8.ª edição da Meia Maratona de Braga, competição organizada pela Runporto, que este ano acolhe, numa organização conjunta com a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Braga, a primeira edição dos Campeonatos de Portugal de Meia Maratona e dos Campeonatos Nacionais de 5 km sub-18, sub-20, sub-23, absolutos, veteranos e adaptado, a 7 de abril.

Em representação da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), o vice-presidente Paulo Bernardo referiu que a “esta aposta da Federação na realização de campeonatos de Portugal de meia maratona e de 5 km está relacionada com a convicção de que os atletas e clubes devem ter mais oportunidades competitivas de qualidade, em distâncias incluídas nos programas dos campeonatos europeus, do mundo e Jogos Olímpicos, criando-se, assim, mais condições para a obtenção de marcas de qualificação para as referidas competições”. Relativamente à escolha da Meia Maratona de Braga para a realização desta primeira edição dos Campeonatos de Portugal de Meia Maratona e dos Campeonatos Nacionais de 5 km sub-18, sub-20, sub-23, absolutos, veteranos e adaptado, Paulo Bernardo disse acreditar que, “pelas características da prova, nomeadamente do percurso, e pela qualidade organizativa, estão reunidas as condições para a obtenção de boas marcas”.

Este lado competitivo, com a presença de muitos atletas de elite foi igualmente enfatizado por Jorge Teixeira, diretor da Runporto, que referiu que a prova estreante dos 5 km tem “um percurso digno de recorde mundial”.

Para já o primeiro recorde batido está no número de inscritos, facto sublinhado pela vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, e justificado, no final, pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, com o facto de, além da vertente competitiva, este evento ter a capacidade de mobilizar a população bracarense e todos os que gostam de desporto e de atletismo. “Façam-se à estrada no dia 7 de abril”, apelou o autarca.

Mais informações sobre os Campeonatos de Portugal de Meia Maratona e de 5 km em Campeonatos Nacionais de 5km em Estrada • FPA (fpatletismo.pt).

Foto: Runporto

Partilhar