João Fernandes apurou-se hoje para a final do lançamento do dardo dos Campeonatos Mundiais de Sub-20 que estão a decorrer em Lima (Perú).
O jovem português abriu o concurso com a marca de 71,04 metros. Não melhorou nos restantes ensaios (68,05 m e 68,30 m), não alcançando a marca de qualificação direta (72,50 m), mas terminou em quarto lugar no grupo A, tendo de esperar mais de uma hora para perceber o seu futuro, se conseguiria chegar, ou não, à final. Após a longa espera, a doce certeza da qualificação (quinto no total dos dois grupos) para a final do lançamento do dardo, na próxima quinta-feira, a partir das 23h32.
Antes, logo a abrir a jornada da tarde, Stela Fernandes correu na primeira meia-final dos 3000 metros obstáculos. Numa corrida esforçada, a portuguesa foi ultrapassando algumas atletas na segunda metade da prova, mas não conseguiu chegar entre as oito primeiras (que dava acesso à final), cortando a meta em 10.º lugar, com a marca de 10m41s68”.
Amanhã, final do comprimento, com Tatiana Pereira
O segundo dia de competição não terá portugueses na jornada da manhã. O destaque maior vai para a presença de Tatiana Pereira na final do salto em comprimento feminino, a partir das 23h20.
Antes, teremos as corridas dos especialistas em 1500 metros. Primeiro em masculinos, com Rui Mineiro (3m47s93”, como melhor marca) a correr na segunda das meias-finais. Apuram-se os cinco primeiros de cada uma das três meias-finais.
Depois será a vez dos 1500 metros femininos, com Maria Avelino (4m26s70”), que ontem correu os 800 metros, integrada na primeira das três meias-finais, e com Beatriz Azevedo (4m26s91”) a alinhar na terceira meia-final. Tal como em masculinos, apuram-se para a final as cinco primeiras de cada corrida.