João Fernandes alcançou o melhor resultado de sempre de um lançador português ao terminar em oitavo lugar na final do lançamento do dardo dos Campeonatos Mundiais Sub-20 que estão a decorrer em Lima (Perú).
O português começou a final sendo o último atleta a lançar. Abriu com 68,98 metros (ficando na sexta posição) e depois 65,42 m, não melhorando, e “caiu” para o sétimo lugar. No final dos três primeiros ensaios já estava assegurada a posição de finalista (sétimo), embora não tenha melhorado (67,49) em relação ao lançamento de abertura. Já estava escrita uma página na história dos sub-20 portugueses: João Fernandes tronou-se o primeiro lançador português de sempre, com a melhor classificação em campeonatos mundiais da categoria. A dúvida agora, para os três ensaios finais, era se poderia ainda melhorar… Mas não. De facto, com um ensaio nulo, outro com a marca de 67,07 e no derradeiro ensaio, ouro nulo, o que o deixou depois na oitava posição.
Antes, já Melissa Sereno correra a meia-final dos 100 metros barreiras. A portuguesa foi sexta na primeira série, com a marca de 13,80 segundos (vento nulo), não conseguindo o apuramento para a final da prova.
Eduardo Camarate marcha amanhã
O penúltimo dia de competição marca o final da presença portuguesa em Lima. Pisará a pista de Lima o marchador Eduardo Camarate (43m47s72”) na final dos 10000 metros marcha. Uma disciplina em que o melhor resultado de um português (11º lugar) foi obtido por João Vieira (em 1994). Num total de 11participações nacionais. A prova terá o seu início às 15h25 (hora portuguesa).
Fotos FPA / Sportmedia