Carlos Lopes e atletas olímpicos de Lisboa homenageados

FPA Geral Notícias

30 Nov, 2024
olimpicos

Por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa, hoje (30 de novembro) foi dia de homenagem a Carlos Lopes, na passagem dos 40 anos da obtenção da primeira medalha de ouro olímpica do atletismo e do desporto português.

A cerimónia decorreu na Pista Municipal Professor Mário Moniz Pereira e, complementarmente, foi apresentada uma placa com todos os atletas olímpicos portugueses, na modalidade de atletismo, que representaram clubes lisboetas.

Numa cerimónia presidida pelo vereador de desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Ângelo Pereira, com a presença de representantes do IPDJ, Junta de Freguesia de Santa Clara, Associação de Atletas Olímpicos de Portugal, Fundação de Desporto e vários atletas olímpicos, coube a Luís Jesus, presidente da Associação de Atletismo de Lisboa cumprimentar e agradecer a presença de todos, destacando o papel de Carlos Lopes, “verdadeiro ídolo que motivou muitos atletas, incluindo eu próprio”.

Na sua intervenção, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro começou “pela pessoa que me ‘trouxe’ até aqui. Foi ele que me entusiasmou há muitos anos. Carlos Lopes é o meu ídolo de todos os tempos, foi responsável por eu ter chegado aqui, até presidente da FPA. Foste um supercampeão e jamais este país terá um atleta como tu. Em meu nome pessoal e da instituição, todo o país está muito grato por tudo o que fizeste por nós. Aproveito também por dirigir uma palavra ao Fernando Mamede, com quem todos os atletas aprenderam, que nos brinda com a sua presença. Quanto aos colegas olímpicos, obrigado por todos eles pelos momentos que nos proporcionaram”, refletiu, salientando que esta homenagem, singela, é carregada de um significado de gratidão do município e da cidade.

Ainda discursaram o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes, e Angelo Pereira, vereador do Município de Lisboa, antes de ser apresentada uma pequena exposição dos feitos mais determinantes de Carlos Lopes, que estava acompanhado da sua esposa, filhos e netos.

Partilhar