O Fórum Braga vai acolher a realização a 22ª edição dos Campeonatos Nacionais de sub-23 (esperanças), numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga.
Em termos coletivos, o Sporting, em masculinos, que em 2021 quebrou a hegemonia do Benfica (16 títulos) vencendo consecutivamente as últimas quatro edições, volta a apresentar-se como principal favorito a subir ao lugar mais alto do pódio. E em femininos também irá defender o título. Já o citámos, o Benfica será o principal opositor aos “leões”, quer em masculinos (vice-campeões desde 2021), quer em femininos (vice-campeãs em 2024, mas campeãs em 2022 e 2023), contando-se ainda com a formação do Juventude Vidigalense, que há quatro edições se sentam no terceiro lugar, quer em masculinos, quer em femininos.
Em termos individuais, apresentam-se a competir os atletas que já bateram recordes do escalão no fim-de-semana passado, o velocista Gabriel Maia, do Jardim da Serra (inscrito nos 60 e nos 200 metros), nos 200 metros (sagrando-se campeão de Portugal), e João Pedro Santos, do Sporting (1500 e 3000 metros), nos 3000 metros.
Serão muitos os atletas sub-23 inscritos nesta competição, que já subiram ao lugar mais alto do pódio nos campeonatos de Portugal, como a benfiquista Joana Barreto (salto com vara) e a maiata Beatriz Pereira (800 metros).
Serão grande motivo de atenção, na esmagadora maioria das provas, com vários despiques para abrilhantar o evento.
As provas, que começarão às 15 horas de sábado e às 9h35 de domingo, terão transmissão, via streaming, integral na página Youtube da FPA, tendo ligação especial de transmissão em A Bola TV na jornada de sábado entre as 16h50 e as 17h50, e na jornada de domingo a partir das 9h50.
Mais informações (programa, regulamento e histórico), na página da FPA, com as inscrições e resultados na plataforma FPA Competições.