O primeiro dia da edição 102 dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, que decorrem este fim-de-semana em Lagoa, foi dedicado aos atletas veteranos e ficou marcado por um momento simbólico: Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, celebrou o 62.º aniversário em competição. O dirigente alinhou no escalão M60, completando as três voltas ao exigente percurso algarvio em 21:59, num ambiente festivo em que os participantes lhe cantaram os parabéns antes da partida.
A prova contou também com a presença, igualmente em competição, do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, e do presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Francisco Chumbinho, reforçando a ligação institucional ao evento que antecede o Campeonato da Europa de Corta-Mato, marcado para 14 de dezembro.
No final, Domingos Castro destacou “um magnífico evento” e deixou “uma palavra de grande gratidão à Câmara Municipal de Lagoa, na pessoa do seu presidente”, sublinhando a qualidade do traçado: “Estamos aqui a concretizar uma grande prova num circuito muito bonito, capaz de proporcionar grande espetáculo.”
Sobre a sua participação, assumiu que o desafio teve sabor especial: “No dia em que fazia 62 anos fiz questão de ir correr e fazer este magnífico percurso”, disse, lembrando que este sábado foi dedicado “aos veteranos”, enquanto no domingo entram em ação “os campeões mais jovens”.
Castro chamou ainda a atenção para a dureza do circuito: “O percurso é muito, muito difícil. Vai ser uma surpresa para muitos atletas que se calhar não estão à espera de um percurso tão difícil, muito rápido, mas com muitas curvas e contracurvas. É um percurso digno para verdadeiros campeões.”
Com o Europeu à porta, deixou um apelo direto aos atletas portugueses: “Testem e analisem bem o percurso nos nacionais, tendo em vista o Europeu, para dia 14 estarem bem preparados física e taticamente. Penso que também é um percurso muito tático.” E reforçou a ambição: “Tenho dito isto repetidamente: os nossos atletas são dos melhores do mundo, por isso são candidatos aos primeiros lugares. É para isso que lhes estamos a dar condições.”
Por fim, lançou um convite à população: “Tanto este fim-de-semana como no próximo dia 14 vai haver muitos motivos de interesse para vir até Lagoa. Apelo a toda a gente, sobretudo aqui do Algarve, para que venham ver os melhores dos melhores da Europa correr neste circuito espetacular.”
A 102.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato prossegue este domingo em, Lagoa, nas vertentes nacionais seniores, sub-23, sub-20, sub-18 e sub-16.
Pode acompanhar os resultados em direto AQUI (o) na ligação para o portal de competições.
Fotos FPA