O Fórum Braga volta a ser palco atletismo jovem nacional, recebendo nos dias 7 e 8 de fevereiro os Campeonatos Nacionais Sub-18 em Pista Curta. Esta competição é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga.
A pista coberta de Braga acolhe, este fim-de-semana, mais uma edição dos Campeonatos Nacionais Sub-18 em Pista Curta, prova maior do calendário nacional para a categoria. A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo em colaboração com a Associação de Atletismo de Braga, reunirá os melhores atletas jovens do país, apurados através de marcas mínimas, num evento que promete elevado nível competitivo e várias disputas pelos títulos nacionais.
Ao longo de dois dias de competição, estarão em ação atletas masculinos e femininos, distribuídos por provas de velocidade, meio-fundo, fundo, saltos, lançamentos e provas combinadas, procurando não só os títulos individuais e coletivos, mas também a melhoria de marcas pessoais e nacionais.
Novas marcas de referência feitas na última edição
A edição anterior ficou marcada por várias prestações de alto nível, com melhorias significativas de marcas nacionais do escalão Sub-18, algumas das quais ainda se mantêm como referência para os atletas que este fim-de-semana entram em pista.
No setor masculino, destaque para os recordes de:
- Paulo Albieri (CA Porto), que correu os 60 metros em 6,99 segundos;
- Afonso Gomes (SC Braga), autor de 4.02,76 nos 1500 metros e 8.31,90 nos 3000 metros;
- João Matos (GD Pedreiras), que atingiu os 14,91 metros no triplo salto.
No setor feminino, as marcas melhoradas da última edição foram alcançadas por:
- Margarida Oliveira (Sporting), com 39,22 segundos nos 300 metros;
- Mariana Moreira (UD Várzea), com 2.11,73 nos 800 metros;
- Sara Ferreira (Vitória SC), que somou 3798 pontos no pentatlo;
- Estafeta feminina do Sporting, vencedora dos 4×200 metros em 1.42,55.
Competição intensa em todas as disciplinas
De acordo com o regulamento da prova, apenas poderão competir atletas Sub-18 devidamente inscritos e com marcas de qualificação, estando previstos títulos nacionais individuais por prova e classificação coletiva por clubes, separadamente para os setores masculino e feminino.
As provas decorrerão em regime de eliminatórias e finais, com uma ou mais séries, sempre que o número de participantes o justifique, estando igualmente em disputa os títulos nas provas combinadas (pentatlo feminino e heptatlo masculino), que tradicionalmente proporcionam alguns dos momentos mais emocionantes do campeonato.
O começo está definido para as 15 horas de sábado, com os 60 metros livres femininos, com fim previsto às 13 horas do dia seguinte, com as estafetas masculinas 4×200 metros.
Braga volta a ser capital do atletismo jovem
Com excelentes condições técnicas e logísticas, a pista de Braga volta a afirmar-se como um dos principais palcos do atletismo nacional em pista curta, recebendo uma competição que reúne centenas de jovens atletas de todo o país, considerados promessas do futuro do atletismo português.
Os Campeonatos Nacionais Sub-18 em Pista Curta representam, assim, não só um momento de consagração para os melhores da geração, mas também uma importante etapa no processo de desenvolvimento e deteção de talentos para as seleções nacionais jovens.

