A Pista de Cross das Açoteias, em Albufeira, volta este domingo, dia 8 de fevereiro, a ser o epicentro do atletismo continental ao acolher a 61.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, evento que coincide com o 49.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor.
Integrada nas celebrações de Albufeira como Cidade Europeia do Desporto 2026, a competição tem início marcado para as 10 horas, com os Sub-20 femininos, e promete um espetáculo de alta intensidade, com transmissão em direto no Youtube da European Athletics e RTP 2 e RTP Play. Este regresso de uma das provas mais prestigiadas do calendário da European Athletics a solo português sublinha a tradição de excelência da região no acolhimento de grandes eventos desportivos internacionais.
Benfica
As águias contam com Isaac Nader, Salomé Afonso, Teresiah Gateri e Etson Barros na estafeta mista, para defender o título, além de Victor Kimosop, Miguel Moreira, Samuel Barata e Alexandre Figueiredo, nos seniores masculinos.
Sporting
Os leões apresentam José Carlos Pinto, Nuno Pereira, Patrícia Silva e Purity Chepkirui, na estafeta mista. Nos seniores, o Sporting tem Charles Rotich, Rui Pinto, Duarte Gomes e Duarte Santos, nos masculinos, e Ana Ferreira, Susana Francisco, Catarina Carmo e Marta Castro, nos femininos. Nos escalões Sub-20, os verdes-e-brancos são representados por Frankline Kibet, Afonso Oliveira, Bernardo Arvelos e Dinis Ferreira, nos masculinos, e Maria Jesus, Rafaela Sá, Beatriz Almeida e Maria Vitorino, nos femininos.
SC Braga
O SC Braga, liderado pela talentosa Mariana Machado conta, também, com Laura Taborda, Solange Jesus, Vanessa Carvalho e Jackline Rotich, nos seniores femininos, e Afonso Gomes, Gabriel Figueiredo e Alejandro Mateo, nos Sub-20 masculinos.
AD NucleOeiras
A vitalidade da formação nacional será também testada com o AD NúcleOeiras, nos Sub-20 femininos, com Catia Khvas, Maria Franco e Diana Filipa.
Nota, também, para o português Cristiano Armando Carvalho que vai competir nos Sub-20 masculinos pelo COA Fribourg, da Suíça.
Programa horário
10:00: Sub-20 Femininos (5.620 m)
10:30: Sub-20 Masculinos (5.620 m)
11:05: Seniores Femininos (9.280 m)
11:55: Seniores Masculinos (9.280 m)
12:45: Estafeta Mista (6.130 m, 1 volta por atleta)
Com as condições climatéricas típicas do inverno algarvio a emoldurarem as famosas amendoeiras, espera-se que os clubes portugueses consigam capitalizar o fator casa para alcançar resultados históricos nesta que é uma das mais antigas e respeitadas competições de clubes do mundo.